Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fazer financiamento para comprar um imóvel vale a pena? Entenda

Especialistas dão dicas valiosas de acordo com as previsões do mercado financeiro e revelam se vale a pena o financiamento de imóvel em 2023!

Ter a casa própria é o sonho de muitos brasileiros. Isso porque sair do aluguel e poder aproveitar sua própria casa é considerada uma grande vitória. Contudo, é preciso averiguar a melhor forma de realizar esse sonho. No Brasil, por exemplo, o financiamento do imóvel é o meio mais comum.

No entanto, será que fazer financiamento para comprar um imóvel vale a pena? Confira os detalhes sobre o assunto neste artigo e saiba as orientações de especialistas sobre o assunto!

Financiamento de imóvel vale a pena em 2023?

Antes de tudo, responda: você está pronto para realizar esse investimento agora? O financiamento é um compromisso de longo prazo e que, na maioria das vezes, ocupa boa parte do orçamento familiar. Sendo assim, se você já está pronto para realizar o processo, saiba que especialistas indicam não realizá-lo agora. Isso porque, a Selic, taxa básica de juros, está em uma tendência de diminuição.

Veja também:

Qual a diferença entre RDB e CDB e como investir?

O Comitê de Política Monetária (Copom), responsável pelas alterações, já cortou a taxa em 1 ponto percentual este ano. Na última reunião, realizada em 20 de setembro, a taxa ficou em 12,75%. Desse modo, espera-se que haja uma nova redução no valor da taxa na próxima reunião no dia 31 de outubro.

financiamento imóvel
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Neste caso, você pode pensar que esse seria o momento ideal de contrair o financiamento. No entanto, o mercado financeiro prevê, seguindo a lógica das últimas reuniões, que a taxa chegue a 9% no fim deste ano e início de 2024.

Você deve financiar agora?

Logo, apesar de a taxa básica estar baixa, em comparação com os últimos anos, financiar agora pode ser um tiro no pé. Afinal, quando você financia, é levada em consideração a Taxa Selic do momento. Portanto, tendo em vista a diminuição que chega até o ano que vem, pode valer a pena esperar e ter uma grande economia.

Em entrevista ao Portal E-Investidor, do Estadão, o diretor executivo da Anefac, Associação Associação Nacional de Executivos, José Miguel de Oliveira, faz alerta sobre o assunto. Para ele, “se a pessoa vai contrair um financiamento hoje e, na próxima reunião o Copom reduz os juros, ela não vai se beneficiar porque já contratou o financiamento”.

Imagem: SaiArLawKa2/Shutterstock.com