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Febraban faz importante alerta aos brasileiros; confira

Situações incômodas por parte de bancos devem ser registradas pelos usuários afetados. A Febraban fala sobre o assunto!

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) fez um alerta para quem recebe ligações excessivas de empresas ofertando crédito consignado. Para evitar o incômodo, o órgão recomenda que a pessoa solicite o bloqueio desse tipo de chamada por meio do site Não Me Perturbe. 

Desde 2020, já foram mais de 4 milhões de pedidos. Se as chamadas persistirem, é preciso registrar uma reclamação no banco em questão, no site do Consumidor ou no Procon para que haja providências.

Por se tratar de uma prática recorrente, os órgãos envolvidos têm recebido milhares de reclamações de usuários. Neste ano, o Ministério da Justiça já recebeu 28 mil reclamações acerca da oferta dessa modalidade de serviço. Acontece que há dois anos, a Febraban desenvolveu a autorregulação do consignado. Por isso, punições podem ser aplicadas em determinadas situações.

Entendendo o empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito em que as prestações são descontadas de forma automática da folha de pagamentos ou do valor do benefício do contratante. Assim sendo, costuma oferecer melhores condições, pois os riscos são reduzidos.

Segundo informações do g1, os principais alvos do chamado assédio comercial para oferecer a linha são os servidores públicos e os aposentados, uma vez que essas pessoas não correm o risco de perder a renda. 

Atualmente, o INSS oferece uma linha de consignado para os segurados. Além da autarquia, o Governo Federal, durante a gestão Bolsonaro, chegou a disponibilizar o serviço para os brasileiros atendidos pelo Auxílio Brasil. 

Punições aplicadas pela Febraban

Com a criação de uma regulação para o empréstimo consignado, a Febraban tem conseguido aplicar algumas medidas em decorrência do assédio praticado pelas instituições ou empresas para oferecer a linha de forma insistente. De 2020 até agora já foram 1,2 mil punições para correspondentes bancários, sendo que, do montante:

  • 602 foram suspensões temporárias;
  • 552 foram advertências;
  • 46 foram suspensões definitivas.

Imagem: Reprodução / Instagram @febraban_oficial