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Procon pesa a mão e multa o Itaú em mais de R$ 200 mil

Procon aplica penalidade rígida à agência do Banco Itaú, falhas e descumprimento de leis levam à multa de mais de R$ 200 mil. Confira agora.

Em uma ação que visa proteger os direitos dos consumidores e assegurar a qualidade dos serviços prestados, o Procon-MG aplicou uma penalidade à agência do Banco Itaú localizada em Belo Horizonte.

A medida foi tomada devido à inexistência de separações entre os guichês de atendimento e à ausência de identificação nos assentos que deviam ser separados a idosos.

Durante uma inspeção de rotina realizada com o intuito de avaliar a excelência dos serviços prestados pela instituição financeira, foram identificadas diversas irregularidades que colocam em risco a segurança e o conforto dos consumidores.

Descaso com segurança e privacidade dos consumidores

Essas infrações, como a falta de divisórias entre os guichês de atendimento, representa uma ameaça à privacidade e ao sigilo das informações dos clientes.

Enquanto a ausência de identificação nos assentos reservados aos idosos vai contra o Estatuto do Idoso, que prevê o respeito e a garantia de prioridade a essa parcela da população.

Essas práticas infrativas também violam o Código de Defesa do Consumidor e a legislação estadual referente à segurança nas instituições financeiras.

Diante das irregularidades constatadas, o Procon-MG estabeleceu uma multa no valor total de R$ 205.666,25 ao Banco Itaú. No entanto, a instituição bancária se recusou a firmar um acordo de adequação de conduta proposto pelo órgão fiscalizador.

Procon em compromisso com direitos dos consumidores

É importante ressaltar que o Banco Itaú possui o direito de interpor recurso contra a penalidade aplicada pelo Procon-MG. No entanto, as ações em desacordo com as normas de proteção ao consumidor e aos idosos levantam questionamentos sobre a postura da instituição financeira em relação à conformidade legal e ao respeito aos direitos dos seus clientes.

Em resposta às sanções impostas, o Banco Itaú divulgou uma declaração afirmando ter solucionado os problemas identificados pelo Procon-MG e reiterando seu compromisso em oferecer atendimento de qualidade, cumprindo todas as regulamentações aplicáveis.

Nota oficial do banco Itaú sobre o caso

Por fim, a assessoria de imprensa do Itaú Unibanco entrou em contato com o Seu Crédito Digital para enviar um posicionamento oficial sobre o caso. De acordo com a nota, os pontos destacados pelo Procon já estão devidamente regularizados. Leia a seguir a nota completa:

“O Itaú Unibanco esclarece que os pontos destacados pelo Procon já foram regularizados na agência em questão. O banco reafirma seu compromisso de oferecer atendimento de qualidade e seguro aos clientes, assim como cumprir os normativos que regulamentam o funcionamento das agências bancárias.”

Confira também o nosso vídeo e explicando a multa que o Itaú levou:

Imagem: Gorodenkoff / shutterstock.com