Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Febraban oferece orientações para participação no Mutirão de Negociação de Dívidas até 15/04

Mutirão de Negociação de Dívidas da Febraban oferece uma oportunidade única para endividados regularizarem suas finanças! Confira!

Consumidores endividados têm uma oportunidade valiosa de regularizar suas finanças até o dia 15 de abril através do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e entidades parceiras.

Estas são o Banco Central do Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país. Desse modo, durante esse período, é possível negociar dívidas em atraso nos mais diversos tipos de crédito. Tipos como cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado, entre outros, desde que não haja bens dados em garantia ou dívidas prescritas.

Sendo assim, as instituições financeiras participantes estão oferecendo descontos, redução de taxas, extensão dos prazos para pagamento e outras condições vantajosas, adaptadas à política de cada uma.

Mutirão de Negociação e Orientação Financeira da Febraban

Logo Febraban
Imagem: Reprodução / Instagram @febraban_oficial

Primeiramente, para iniciar a negociação, o consumidor pode enviar uma proposta de acordo diretamente à instituição financeira, utilizando seus canais oficiais, ou através do portal consumidor.gov.br, sendo necessário possuir conta Prata ou Ouro.

Veja também:

Receita alerta sobre nova versão de golpe do ‘erro na declaração do Imposto de Renda’

Ademais, é fundamental que a proposta enviada ao banco seja viável para o consumidor, adequando-se à sua capacidade de pagamento e evitando o risco de reincidência no endividamento. Ainda, com o intuito de auxiliar os consumidores nesse processo, o portal Meu Bolso em Dia Febraban elaborou algumas dicas práticas. Logo, confira-as abaixo.

Dicas práticas

  1. Descobrir o valor atual da dívida, utilizando aplicativos, sites bancários ou entrando em contato diretamente com a instituição financeira. O Registrato, sistema do Banco Central, também pode ser consultado para verificar pendências desconhecidas;
  2. Estabelecer um limite para negociação, considerando todas as despesas mensais e identificando quanto pode ser destinado ao pagamento das dívidas;
  3. Priorizar o pagamento das contas essenciais e das dívidas mais onerosas, como cartão de crédito e cheque especial;
  4. Em casos de superendividamento, buscar orientação junto aos órgãos de proteção ao consumidor da região;
  5. Avaliar a possibilidade de vender algum bem para quitar as dívidas de uma vez;
  6. Buscar formas de gerar uma renda extra para auxiliar no pagamento das parcelas da negociação;
  7. Não hesitar em negociar com o credor, explorando diferentes possibilidades de acordo;
  8. Manter a pontualidade no pagamento das parcelas acordadas para evitar complicações futuras.

Além disso, para evitar reincidir no endividamento, é importante adotar medidas como manter um planejamento financeiro rigoroso e ajustar o padrão de vida à realidade atual. Por fim, criar uma reserva de emergência, utilizar o cartão de crédito com cautela e evitar compras impulsivas.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital