Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Receita alerta sobre nova versão de golpe do ‘erro na declaração do Imposto de Renda’

A Receita Federal alerta sobre nova versão do golpe do erro na declaração do Imposto de Renda. Saiba como se proteger contra fraudes!

Com a chegada da temporada de declaração do Imposto de Renda 2024, referente ao ano calendário 2023, aumentam também as tentativas de golpes. Por isso, a Receita Federal emitiu um alerta sobre uma nova versão da fraude relacionada a erros na declaração do Imposto de Renda.

Dessa forma, saiba mais detalhes sobre como os contribuintes podem identificá-la e quais medidas preventivas podem ser tomadas para evitar tomar prejuízos. Continue a leitura para mais informações!

Receita Federal alerta contribuintes sobre golpe

Site da Receita Federal aberto em tela de celular
Imagem: Marcelo Ricardo Daros / Shutterstock.com

Segundo a Receita, os estelionatários têm enviado e-mails e mensagens de texto alegando existir erros nas declarações dos contribuintes que necessitam correção imediata sob pena de multa e malha fiscal. Para tanto, disponibilizam um link malicioso sob o pretexto de acessar um arquivo PDF com os procedimentos de correção.

Deve-se, então, frisar que clicar em links suspeitos ou fornecer dados pessoais em resposta a essas mensagens pode colocar em risco suas informações confidenciais. Assim, quadrilhas especializadas em crimes cibernéticos buscam obter ilegalmente dados fiscais, cadastrais e financeiros, além de instalar malwares nos dispositivos das vítimas.

Por sua vez, a Receita Federal alerta que nunca solicita a correção de dados da declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) via e-mail ou mensagens de texto contendo links externos. Vale reforçar que, entre as principais recomendações do Fisco, estão:

  • Desconfiar de qualquer e-mail ou mensagem solicitando informações pessoais, especialmente se estiver relacionado à declaração do Imposto de Renda;
  • Evitar clicar em links desconhecidos, que podem redirecionar a sites maliciosos ou instalar softwares perigosos em seu aparelho;
  • Nunca abrir arquivos anexados em e-mails duvidosos, pois estes geralmente contêm vírus ou malwares;
  • Conferir sempre a veracidade das mensagens que parecem ter sido enviadas pela Receita Federal. Utilize o Portal e-CAC e o site oficial como fontes seguras de informação.

Como verificar a situação da declaração?

Se você deseja saber se sua declaração do Imposto de Renda caiu na malha fina, acesse o e-CAC no site da Receita Federal. No portal, você pode conferir o “Extrato da DIRPF” na opção “Processamento” e ver se há “Pendências de Malha”.

Veja também:

Donos de cartões de crédito do Banco do Brasil podem ganhar cashback turbinado; saiba como

Caso haja divergências, o sistema permite a realização de uma retificação online, evitando maiores complicações e possíveis penalidades.

Imagem: Marcelo Ricardo Daros / Shutterstock.com