Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

‘Fechar loja nunca é um tema fácil, mas é a decisão mais assertiva’, afirma CEO do Carrefour

Os executivos do Carrefour comentaram sobre o fechamento de lojas do Grupo Carrefour e os efeitos desta decisão. Confira!

Na segunda-feira passada (19), a rede varejista Carrefour Brasil, detentora de outras marcas famosas como Atacadão e Sam’s Club, anunciou o fechamento de 123 lojas. Dessa forma, os executivos da companhia realizaram uma teleconferência de resultados na último dia 20.

Na ocasião, eles dialogaram sobre o assunto e defenderam a decisão tomada em encerrar essas unidades. Continue a leitura para mais informações!

Reação do mercado após a decisão do Carrefour

Imagem da fachada de uma das lojas do Carrefour
Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock.com

As ações ordinárias do grupo subiram significativamente na Bolsa de Valores brasileira na última terça-feira (20), registrando uma alta superior a 11% na sessão desta terça-feira. A iniciativa foi bem vista pelo mercado, transmitindo a imagem de que a empresa está “arrumando a casa” após a aquisição do Grupo BIG.

Ademais, um total de 94 supermercados Todo Dia, 13 das marcas Nacional e Bom Preço e 16 da marca Carrefour deixarão de operar. Segundo a diretoria, essas lojas apresentaram desempenho insatisfatório em 2023 e alguns encerramentos já começaram entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano.

Quanto aos custos dos fechamentos, a Carrefour já providenciou as respectivas provisões para o quarto trimestre. Eric Alencar, o diretor financeiro (CFO), afirmou que “a tempestade já passou nos efeitos caixa”, significando que os maiores impactos financeiros já foram contabilizados.

Planos de venda e investimentos para o futuro

Ainda há a possibilidade de surgirem processos judiciais dos quais a direção da Carrefour não tem conhecimento. Entretanto, o CFO ressaltou que esses valores são minoritários e as receitas dos terrenos que serão vendidos devido aos fechamentos da loja devem cobrir a maior parte desses custos.

Além disso, o diretor executivo (CEO), Stéphane Maquaire, disse que as vendas totais da Carrefour não devem voltar aos níveis antigos. Isso acontece porque as lojas que fecharão respondiam por menos de 1% do volume total de vendas do grupo em 2023.

Veja também:

Nubank envia comunicado URGENTE para os clientes; confira agora

Por outro lado, a empresa planeja focar em melhorias na inflação de alimentos e esforços adicionais da empresa para aumentar o desempenho das vendas em suas outras lojas.

Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock.com