Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

FGTS bloqueado? Veja como desbloquear seu saldo

Se você está com o seu saldo retido, saiba mais sobre as possíveis causas e como fazer para desbloquear o FGTS!

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um valor que pode ajudar tanto em momentos de demissão quanto até mesmo antes. No entanto, podem ocorrer situações em que, para acessar o valor acumulado pelo período de trabalho, é necessário desbloquear o FGTS. 

Diversos motivos podem restringir o acesso do trabalhador ao seu saldo do fundo de garantia. Portanto, é importante, primeiro, identificar o motivo do bloqueio e depois saber como prosseguir para conseguir a liberação. Confira mais informações a seguir! 

O que pode gerar bloqueio do FGTS 

Mão retirando notas de 100 reais da boca do caixa eletrônico
Imagem: Brastock/shutterstock.com

A demissão por justa causa por parte da empresa ou pedido de demissão por parte do colaborador são algumas causas comuns de restrição do valor. Assim, em casos como esses, não há como recuperar o valor por conta das regras do direito trabalhista. Porém, outras razões de bloqueio são reversíveis.

Algumas dessas possibilidades são: 

  • Atraso no pagamento de pensão alimentícia; 
  • Opção de saque do FGTS escolhida pelo trabalhador (saque-rescisão ou saque-aniversário); 
  • Erro do valor depositado por parte do empregador. 

Como desbloquear o FGTS 

Os motivos de bloqueio apresentados acima possuem soluções específicas. No caso de decisão judicial relacionada à pensão alimentícia, o trabalhador só consegue desbloquear o saldo em caso de regularização do valor pendente. Já quando o bloqueio ocorre devido ao depósito errado do valor, o ideal é aguardar que a situação seja resolvida.

Veja também: Cartão de crédito Magalu: saiba como renegociar as suas dívidas

Em relação à modalidade de saque, por outro lado, depende de quando o beneficiário deseja desbloquear o FGTS. Assim, caso queira sacar antes da demissão, é preciso mudar para o saque-aniversário e aguardar dois anos para a mudança. Nesse tempo, o saldo fica bloqueado. O mesmo acontece em caso de alteração reversa. 

Empréstimo de antecipação de saque-aniversário 

Há outra situação que pode gerar retenção do valor que é o empréstimo de antecipação. Essa opção permite que o funcionário acesse previamente o valor que seria acumulado ao longo dos anos de serviço. Bancos como a Caixa, Nubank, Santander e Picpay oferecem esse serviço. 

Quem opta por solicitar o empréstimo também tem o saldo do FGTS paralisado. Para desbloquear, é necessário quitar os valores das parcelas. 

Imagem: STILLFX e elimam / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital