Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpe do 0800 pode te deixar no prejuízo; veja como não cair

Você já ouviu falar do golpe 0800? Saiba como ele é aplicado e veja como não se tornar mais uma vítima dos criminosos!

O Brasil é um dos países que mais sofrem com golpes financeiros, que podem causar prejuízos enormes para as vítimas. Só no ano passado, de acordo com informações do SPC da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), ocorreram 8 milhões de golpes financeiros no país.

Um dos mais recentes e perigosos é o golpe do 0800, ou da falsa central eletrônica, que está se espalhando pelo estado de Minas Gerais. Confira, a seguir, como esse tipo de golpe é aplicado e descubra como se proteger.

Saiba tudo sobre o golpe do 0800

Dicas Nubank para não cair em golpes financeiros
Imagem: Grustock / shutterstock.com

Nesse golpe, os criminosos enviam uma mensagem — geralmente SMS — se passando por bancos ou empresas e dizendo que o cliente precisa entrar em contato por telefone, em um número 0800, para discutir algumas pendências.

Veja também:

Presunto, iogurte e salsicha por apenas R$ 2: alimento barato, mas perigoso; entenda

Porém, ao ligar, o cliente é atendido por uma gravação ou atendente que pede seus dados pessoais, como número de cartão, telefone e até mesmo senhas bancárias. Com essas informações, os golpistas conseguem fazer compras, saques e transferências indevidas, gerando grandes prejuízos financeiros.

Como se proteger desse tipo de golpe?

Para se proteger, é preciso ficar atento, seguir algumas dicas de segurança e alertar o máximo de pessoas possíveis para que também não sejam vítimas dos golpistas. Veja como se manter seguro:

  • Não ligue para números suspeitos: Sempre que desconfiar de algum problema relacionado a bancos, utilize os canais oficiais das instituições financeiras para entrar em contato e sanar todas as dúvidas;
  • Durante ligações: Ao atender uma ligação e perceber algo estranho no atendimento de quem diz ser bancário, desligue e não responda nenhuma pergunta;
  • Nunca passe seus dados pessoais: não informe o número de cartão, documento ou senhas por telefone;
  • Caiu no golpe? Caso caia no golpe, entre imediatamente em contato com o seu banco para informar e bloqueie seus cartões o quanto antes.

Imagem: fizkes / shutterstock.com