Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

FGTS: como funciona o saque para financiar um imóvel?

Você sabia que pode utilizar o saldo disponível no FGTS para financiar um imóvel? Saiba como isso é possível e quais são as regras!

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um direito dos trabalhadores com carteira assinada. A cada mês, o empregador faz um depósito em uma conta vinculada para que o funcionário possa utilizá-lo em determinadas situações. Uma delas é o financiamento de um imóvel.

O sonho da casa própria faz parte da vida de muitos, e ter um saldo disponível no FGTS pode ser uma opção interessante para realizá-lo. Entretanto, é importante ressaltar que existem critérios específicos para isso.

Atualmente, os trabalhadores só podem acessar o valor do FGTS em condições bastante específicas. Contudo, mesmo com base nestas regras, os cidadãos devem ficar atentos às determinações para movimentar a quantia. 

Critérios para financiamento de imóvel

Para utilizar o saldo do FGTS no financiamento de um imóvel, é necessário atender aos seguintes critérios:

  • Ser registrado por, no mínimo, três anos com carteira assinada;
  • Morar ou trabalhar na mesma cidade ou região metropolitana onde está localizado o imóvel;
  • Não ter imóvel na mesma cidade;
  • Não ter usado o saldo do FGTS para quitar ou pagar o novo imóvel nos últimos três anos;
  •  Não ser titular de um financiamento no Sistema Brasileiro de Habitação (SFH).

Ainda assim, vale destacar que nenhum imóvel pode ser financiado integralmente com o fundo. Portanto, antes de tomar uma decisão, é importante ter um planejamento financeiro bem estruturado.

Como usar o FGTS para financiar um imóvel?

Tomada a decisão, o primeiro passo é consultar o extrato do FGTS para saber qual o saldo disponível para dar de entrada no financiamento. Depois, siga as instruções:

  • Pesquise e escolha o imóvel;
  • Realize simulações de financiamentos em diferentes instituições financeiras;
  • Junte todos os documentos necessários solicitados e verifique se estão atualizados;
  • Autorize o banco a consultar seu saldo do FGTS;
  • Aguarde a avaliação da Caixa Econômica Federal

Assim, após a aprovação, basta verificar os próximos passos com a instituição financeira para assinar o contrato e registrar. Depois disso, finalmente ocorrerá a liberação do valor do FGTS para a compra do imóvel.

Imagem: Etalbr/ shutterstock.com