Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Saiba qual é o momento certo de trocar o amortecedor do seu carro

Especialista expõe artimanha das oficinas mecânicas. Confira quando é necessário trocar o amortecedor do seu carro!

É do conhecimento amplo e geral da maioria dos motoristas que cuidar de um carro vai muito além de lustrar a pintura, ou lavá-lo frequentemente. Quem quer viajar com conforto e segurança deve conferir o estado dos pneus, o desgaste dos freios e o funcionamento do motor. Do mesmo modo, saber quando é a hora de trocar o amortecedor também pode evitar acidentes.

O amortecedor exerce uma função fundamental no que tange à segurança, tanto do condutor quanto dos demais passageiros. Primeiramente, ele é o responsável por manter o contato dos pneus com o asfalto, de modo a oferecer estabilidade e conforto ao manobrar o veículo. Logo, trocá-lo periodicamente é o ideal, correto? Confira a resposta abaixo!

Quando fazer a troca

Aqui jaz mais uma passagem do conceituado jornalista e engenheiro mecânico Boris Feldman. Ao entrar em um Uber, o motorista lhe contou uma discussão inusitada que teve em uma oficina. Lá, insistiam que ele efetuasse a troca do amortecedor, pois a substituição deveria acontecer a cada 60 mil km rodados.

No entanto, Boris, que já foi vice-presidente da Federação Brasileira de Automobilismo foi categórico ao pontuar que isso se trata de uma mentira! Isso porque, segundo o engenheiro, o componente não tem um prazo de validade fixo.

Em outras palavras, o motorista pode se ver obrigado a trocar o amortecedor após rodar somente 10.000 km ou pode superar os 100 mil km rodados. De todo modo, é importante sempre testar o funcionamento das peças antes de pegar estrada.

Fábricas espalham fake news

De acordo com Feldman, quem espalhou a ideia de que os motoristas devem trocar os amortecedores a cada “x” km rodados foram as próprias fábricas. No passado, empresas como a Cofap e a Monroe, a fim de aumentar o faturamento com a venda desses componentes, propagaram inverdades. Portanto, sempre fique mais atento ao desgaste das peças do que ao painel.

Imagem: VGstockstudio / shutterstock.com