Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

‘FGTS Futuro’ deve facilitar compra da casa própria em 2023

Confira a nova modalidade do FGTS que pode te ajudar a conquistar a casa própria em 2023 e saiba quando o benefício estará disponível

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é um benefício destinado para os trabalhadores que trabalham com carteira assinada. Desse modo, essa modalidade tem como objetivo oferecer suporte financeiro aos trabalhadores.

Assim, em breve uma nova possibilidade para usar o valor do FGTS na compra de imóveis entrará em vigor.

FGTS Futuro, como usar o valor para comprar um imóvel?

É preciso destacar que o saque do FGTS é disponibilizado em algumas modalidades, como o saque extraordinário e o saque aniversário. Além dessas modalidades, com uma nova decisão do governo federal, há chance de uma nova modalidade surgir.

Desse modo, a novidade é o FGTS Futuro que visa facilitar a compra da tão sonhada casa própria. Essa opção irá considerar as possibilidades de financiamento disponíveis para os trabalhadores.

Para isso, será possível adiantar os valores do fundo e direcioná-los para financiar o imóvel desejado. Mas é preciso ter atenção, já que o trabalhador poderá comprometer o saldo do FGTS e as parcelas futuras para financiar a compra do imóvel.

Assim, ao fazer isso, perderá o direito de solicitar o saque do benefício até que o financiamento acabe. 

Quando o benefício será lançado?

Segundo as informações do governo federal e da Caixa – banco responsável pelos pagamentos do benefício – a modalidade estará disponível a partir do dia 8 de janeiro de 2023

Em que situações é possível sacar o FGTS?

Primeiramente, é preciso destacar que o empregador deve fazer o depósito do valor do benefício no início de cada mês. Ou seja, o valor de cada depósito corresponde a 8% do salário do funcionário. 

Logo, é possível ter acesso ao valor em situações de:

  • Demissão sem justa causa;
  • Aposentadoria;
  • Acidente ou doença;
  • Modalidades de antecipação como o saque-aniversário;
  • Necessidade de saque por apoio financeiro em casos de desastres naturais.

Imagem: Vergani Fotografia / shutterstock.com