Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

FGTS: mulheres podem utilizar o saldo para financiar reprodução assistida

Saiba mais informações sobre como mulheres podem financiar procedimentos de reprodução assistida utilizando o saldo do FGTS!

Uma nova parceria entre as empresas Qista e Neo Vita possibilitou que as mulheres possam antecipar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para financiar procedimentos de reprodução assistida, uma poderosa ferramenta em busca da maternidade.

Esta iniciativa faz com que opções como o congelamento de óvulos e a fertilização in vitro sejam mais viáveis. Continue a leitura para mais informações!

Mulheres podem utilizar FGTS para financiar congelamento de óvulos e fertilização in vitro

Um celular exibindo o logotipo do FGTS sobre algumas notas de 20, 50 e 100 reais. Ao lado, uma pequena pilha de moedas.
Imagem: Etalbr / Shutterstock.com

O programa, batizado de “Qista FGTS Família”, viabiliza o acesso das classes menos favorecidas a esses procedimentos, conforme explicou Leonardo Grapeia, CEO da Qista, ao portal Terra. Ele afirma que o objetivo é conscientizar as mulheres sobre a queda da taxa de fertilidade com o avanço da idade.

Grapeia afirma que, de maneira geral, o crescimento da carreira se relaciona inversamente com a fertilidade e qualidade dos óvulos. Ele observa que as mulheres frequentemente atingem o auge de suas carreiras entre os 30 e 35 anos de idade, momento em que muitas decidem ter filhos e enfrentam uma redução significativa de sua fertilidade.

Assim, ele destaca que, por meio da linha de crédito, eles podem oferecer à classe menos favorecida a oportunidade de optar pelo congelamento de óvulos ou pela realização de uma Fertilização In Vitro (FIV).

Quem pode utilizar o FGTS para financiar reprodução assistida?

Qualquer pessoa física com conta no FGTS, ativa ou inativa, e saldo disponível pode solicitar. A pessoa deve ser optante da modalidade “Saque Aniversário FGTS” e ter entre 18 e 75 anos. Além disso, é necessário ter CPF regular na Receita Federal.

Pela alta demanda financeira de procedimentos de reprodução assistida, essa iniciativa surge como uma alternativa de crédito pessoal direto e de baixo custo. 

Veja também:

 Saiba como solicitar o Cartão de Crédito Caixa Tem e aproveite um limite inicial de R$ 800,00

Grapeia afirma que o processo não afeta o fluxo de caixa do trabalhador, já que se trata de um valor resgatado do FGTS por meio de uma operação financeira. Ele destaca que a contratação é simples e que os recursos podem ser liberados no mesmo dia.

Como solicitar o saque, afinal?

Portanto, os passos para a contratação do empréstimo são simples:

  1. Acessar o aplicativo FGTS (Android, iOS);
  2. Optar pela modalidade “Saque Aniversário” que permite o saque do benefício uma vez por ano;
  3. Autorizar a Qista para acessar seu saldo disponível no FGTS.

Logo depois, é só entrar em contato com a central de atendimento Qista e contratar a operação. Ainda, é possível realizar uma simulação do valor a ser liberado.

Imagem: Etalbr / Shutterstock.com