Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quem declarou o Imposto de Renda no primeiro dia vai receber a restituição no 1º lote?

Saiba mais informações sobre as prioridades da Receita Federal na hora da restituição do Imposto de Renda!

A cada ano, com a chegada de março, uma parcela significativa dos brasileiros inicia uma jornada bastante conhecida: a declaração do Imposto de Renda. Um dos pontos que geram maior curiosidade é o impacto do timing da declaração na ordem de recebimento da restituição.

Com o prazo aberto desde o último dia 15, surgem muitas dúvidas. Mas será que declarar logo nos primeiros dias oferece alguma vantagem em relação à restituição? Continue a leitura para mais informações!

Qual é a ordem de prioridade para receber a restituição do Imposto de Renda, afinal?

Calculadora sobre um leque de notas de 50 e 100 reais com a sigla IRPF (Imposto de Renda sobre a Renda da Pessoa Física) na tela
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Segundo a Receita Federal, existem critérios específicos que definem a prioridade de restituição do Imposto de Renda. Grupos prioritários incluem idosos maiores de 80 anos, aqueles entre 60 e 80 anos, pessoas com deficiência física ou mental, graves enfermidades, professores que estão na linha de frente da educação.

Além disso, a prioridade se estende para os que optam pela declaração pré-preenchida ou escolhem o Pix como forma de recebimento.

Como acelerar o processo?

Uma estratégia recomendada para receber a restituição do Imposto de Renda mais rápido é optar pelo modelo simplificado, principalmente para quem tem uma única fonte de renda. Isso não só facilita o processo como pode também acelerar o recebimento da restituição. 

Ademais, o cronograma estabelecido para este ano já foi divulgado, com o primeiro pagamento previsto para 31 de maio. As datas subsequentes estão marcadas para 28 de junho, 31 de julho, 30 de agosto e o último lote em 30 de setembro.

Veja também:

Confira como antecipar a restituição do Imposto de Renda

Portanto, o contribuinte deve ficar atento aos prazos e aos requisitos da Receita Federal. Dessa forma, é possível enviar a declaração do Imposto de Renda de forma tranquila e sem contratempos. Por fim, a antecipação desse processo, além de reduzir a ansiedade, pode ser um diferencial para uma restituição mais ágil.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com