Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

FGTS para compra da casa própria? Governo Lula estuda essa liberação

O Governo Lula estuda a possibilidade de liberar o uso do FGTS para a compra da casa própria. Saiba mais detalhes!

O Governo Lula está avaliando a liberação do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo e Serviço) Futuro para ajudar a população de baixa renda a adquirir a casa própria. A expectativa é que a decisão comece a vigorar a partir de março.

A criação dessa modalidade do Fundo de Garantia se deu no final do Governo Bolsonaro, pouco antes do segundo turno das eleições. Porém, sua implementação ainda não aconteceu até o momento. Continue a leitura para mais detalhes!

Governo avalia utilização do FGTS Futuro para a compra da casa própria

FGTS Futuro para comprar a casa própria.
Imagem: Alexander Raths / shutterstock.com

A modalidade FGTS Futuro permite que trabalhadores de baixa renda usem depósitos futuros do fundo. Ou seja, os valores que o empregador ainda depositará em suas contas, para amortizar ou liquidar dívidas imobiliárias no Minha Casa, Minha Vida. Sendo assim, ao antecipar e pegar o valor do FGTS, quando a empresa depositar o valor na conta, o dinheiro vai direto para a prestação da casa própria.

Inicialmente, essa iniciativa será testada nas famílias que recebem mensalmente até R$ 2.640, que corresponde à Faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida. Posteriormente, o atendimento deve se expandir para todas as faixas, chegando ao limite de R$ 8 mil.

A possibilidade de o trabalhador com carteira assinada somar à sua renda familiar os valores do FGTS a receber funciona como um tipo de garantia. Isso permite aumentar a capacidade de pagamento do trabalhador, e potencialmente, reduz a taxa de juros cobrada pela instituição financeira contratada.

Saiba mais sobre a medida

Ademais, para a conversão dessa modalidade para a realidade, o conselho do FGTS precisa aprovar as regras e liberar a Caixa Econômica Federal para acessar o valor do FGTS do trabalhador e, assim, poder comprar a casa própria.

O Conselho Curador do FGTS havia aprovado por unanimidade a regulamentação para a movimentação dos valores disponíveis em contas vinculadas ao critério dos titulares das mesmas. De acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo, a pessoa que optar pelo FGTS Futuro deverá informar o banco onde realizará o financiamento imobiliário. Assim, a Caixa transferirá os valores automaticamente.

Veja também:

INSS: ministro faz importante comunicado sobre perícias; confira

No entanto, é necessário aguardar a publicação das regras pelo banco federal para conhecer mais detalhes de como o processo funcionará.

Imagem: Alexander Raths / shutterstock.com