Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS: ministro faz importante comunicado sobre perícias; confira

Recentemente, o ministro da Previdência Social fez um importante comunicado sobre as perícias do INSS, que deve beneficiar a muitos. Confira!

Recentemente, em entrevista ao “SBTNews”, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT) afirmou que a previsão é que as perícias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sejam completamente digitais até junho deste ano. Dessa forma, segundo Lupi, o Atestmed, que possibilita o envio online de atestados e laudos médicos, substituirá todas as perícias presenciais. 

Assim, com a nova medida, haverá mais facilidade no atendimento à demanda por benefícios por incapacidade, tais como auxílio-doença e o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) para pessoas com deficiência. Veja mais detalhes!

Perícias do INSS

De acordo com Lupi, o Atestmed já atende metade das demandas por perícia. No entanto, o INSS ainda não alcançou a adoção total do sistema devido a cultura de marcações presenciais ainda presente na sociedade. 

Contudo, a estimativa é de que até junho deste ano, 100% das perícias ocorram obrigatoriamente por meio de atestado. Já que o Atestmed acelerou o tempo de espera por pedidos na fila do INSS. Pois, dados do próprio INSS apontam uma diminuição de 69 dias para 46 em janeiro de 2023. 

Dessa forma, a medida deve ser um importante instrumento para Lupi que pretende reduzir a média de dias de espera para 30 até dezembro.

Um mulher caminhando na seção de perícia médica do INSS, ao lado esquerdo tem a porta de um consultório, escrito: "consultório perícia médica 2".
Imagem: Joa Souza / Shutterstock.com

Telemedicina para redução da fila

Em breve, o INSS deve implementar a telemedicina como uma das medidas para diminuir a fila do INSS. Assim, no final de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que prevê o atendimento à distância para cidades em que há poucos médicos peritos ou onde o tempo de espera é muito grande.

Veja também:

Caixa dá até 30 mil pontos de bônus nos cartões de crédito

Dessa forma, o segurado deverá comparecer a uma agência do INSS, em um horário estabelecido. Assim, ele será atendido em uma cabine com acesso à internet. Lupi afirmou que em março o governo começa a testar esse modelo em áreas do interior do Brasil, com a intenção de corrigir possíveis falhas e otimizar esse serviço para estar funcionando a pleno vapor até o final do ano.

Imagem: Joa Souza / Shutterstock.com