Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

FGTS: Pix destravado para trabalhador a partir de março

Você sabia que o FGTS Digital já entrou em vigor? Clique aqui e entenda mais sobre o que nós estamos falando!

Desde o dia 1º de março,  entrou em vigor um sistema revolucionário para a administração do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Trata-se do FGTS Digital, uma plataforma inovadora que promete melhorar e acelerar todo o processo de gestão do fundo.

Anunciado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o FGTS Digital é uma plataforma digital avançada que agilizará os serviços e transações relacionados ao FGTS. Um dos destaques desta nova plataforma é a incorporação do Pix como método de pagamento, o que permite transações financeiras mais rápidas e simplificadas.

Diante disso, com a chegada do FGTS Digital, espera-se uma transformação significativa na maneira como empregadores e empregados interagem com o Fundo de Garantia.

Funcionalidades do FGTS Digital

Celular com a logo do Pix na tela e diversas notas de R$ 50,00 ao fundo
Imagem: Alexandre Tavares Silva / shutterstock.com

A plataforma permite a emissão de guias de pagamento, a personalização de extratos, a verificação de débitos pendentes e a consulta ao histórico de pagamentos. Essas guias estarão disponíveis para emissão diretamente pelo portal do FGTS Digital ou através do e-Social, oferecendo mais facilidade para os empregadores.

A propósito, o FGTS Digital foi desenvolvido em parceria entre o Serpro, a Caixa Econômica Federal, o Ministério da Fazenda, o Ministério da Gestão e Inovação e o Conselho Curador do FGTS. A nova plataforma é, portanto, um marco significativo para a gestão do FGTS.

Sobre os ajustes e implementação

Embora a implementação do FGTS Digital estivesse inicialmente prevista para janeiro de 2024, a data mudou. Isso ocorreu a pedido dos empregadores, que solicitaram mais tempo para se adaptar ao novo sistema.

O adiamento visa facilitar a transição para o próximo sistema, permitindo aos usuários se adequar às novas funcionalidades e garantir que esta mudança não afete negativamente as rotinas fiscais e trabalhistas.

Veja também:

Caixa e Correios firmam parceria para compartilhar estruturas e disponibilizar serviços a população

Ademais, o adiamento também levou em conta o estado de calamidade pública em alguns municípios do Rio Grande do Sul, que afetou o calendário de vencimentos do Fundo. Além disso, durante a fase de testes, iniciada em agosto do ano passado, percebeu-se oportunidades para melhoria do sistema e inclusão de novas funcionalidades, como destacou a Secretaria de Inspeção do Trabalho.

Imagem: Antonio Salaverry / shutterstock.com