Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

FGTS pode receber mudanças significativas em breve; saiba mais!

As mudanças para uso do FGTS valem para contratações de financiamentos imobiliários. Confira as alterações previstas para este ano.

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um importante benefício para o trabalhador que trabalha com carteira assinada no regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Todos os meses a empresa para qual trabalha deve depositar 8% do salário bruto na conta destinada ao fundo. Com isso, há uma poupança garantida ao empregado, que rende juros mensalmente.

Uma das principais aplicações deste dinheiro vai para financiamentos imobiliários, sendo onde se prevê mudanças nas regras para este ano de 2023.

Por muito tempo, o FGTS teve regras bastante específicas para a utilização desse dinheiro, que fazia, muitas vezes, ele ficar parado por uma vida toda. Nos últimos anos, o Governo Federal começou a flexibilizar esse uso, criando opções para o trabalhador utilizar o dinheiro do fundo.

Mudanças no uso do FGTS para financiamentos imobiliários

Para entender melhor, o Conselho Curador aprovou, ainda em 2022, que o FGTS seja utilizado para pagamento de financiamentos imobiliários. Hoje, este fundo pode ser utilizado nessas transações, na hora da contratação para quitar a entrada do imóvel.

Com esta aprovação, a nova modalidade — chamada de FGTS Consignado ou Futuro — é usada nos financiamentos do Programa Casa Verde e Amarela e prevê que o saldo quite também as parcelas do imóvel.

Sendo assim, os próximos depósitos feitos pela empresa que paga este trabalhador já vai direto para o banco em que ele contratou o financiamento.

Dessa forma, esse público pode ter uma aprovação mais fácil na compra de um imóvel financiado e também pode adquirir uma casa ou apartamento com valor maior.

A princípio, o uso do FGTS seria aprovado apenas para um público restrito, sendo:

  • trabalhadores com carteira de trabalho assinada, em regime CLT;
  • trabalhadores com renda família que não ultrapassa os R$ 2,4 mil.

A ideia é que essas novas regras entrem em vigor a partir de fevereiro deste ano. Dessa forma, haverá adaptação por parte das instituições financeiras autorizadas a vender financiamentos do Casa Verde e Amarela.

Empréstimo para negativado usando o FGTS

Sabia que é possível usar o FGTS para conseguir um empréstimo? Também chamada de Antecipação do Saque-Aniversário, essa modalidade permite que até mesmo quem está negativado consiga crédito nos bancos. Uma das maneiras de se fazer isso é usando o Seu Empréstimo Digital.

O Seu Empréstimo Digital  é uma ferramenta fácil de usar e confiável. Por meio do site, você busca todas as opções de crédito disponíveis e o melhor cenário atualizado entre os 13 bancos parceiros.

O site também permite que você faça a simulação dos valores e prazos de empréstimo que melhor cabem no seu bolso. Clique aqui e confira!

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com