Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Filho de Alexandre de Moraes agrediu um idoso? Entenda o caso

Algumas notícias afirmam que um idoso de 71 anos foi agredido pelo filho do ministro Alexandre de Moraes; entenda os detalhes desse caso.

Algumas mensagens, compartilhadas através de redes sociais, sobretudo do WhatsApp, afirmam que o filho do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, agrediu um idoso. No entanto, isso não é verdade.

Principalmente após a troca de presidentes no país, o ministro do STF vem sendo alvo de notícias falsas. Algumas são bem elaboradas, mas sempre há maneiras de identificar a veracidade. 

Mas afinal, de onde veio essa fake news? Tudo começou quando o próprio ministro sofreu agressões quando estava com sua família no aeroporto. Veja, ao longo do texto, como essa mentira foi desenvolvida e conheça algumas dicas para não cair em boatos.

De onde surgiu essa fake news?

No final da semana passada, Moraes estava com sua família no aeroporto de Roma quando sofreu ataques de um grupo de brasileiros. Seu filho, na verdade, foi quem recebeu a agressão física. Logo o caso ganhou notoriedade, e, com isso, esse boato surgiu. 

De acordo com a falsa notícia, o filho de Moraes teria agredido fisicamente o idoso de 71 anos, Roberto Mantovani. Uma testemunha anônima, inclusive, afirmou que houve um empurrão por parte da real vítima desse caso. 

Polícia Federal indica que filho de Moraes não cometeu agressão

Através de suas evidências, a Polícia Federal está entendendo que o filho de Moraes foi vítima, e não agressor. Nesse sentido, o ministro afirma que houve um empurrão e um tapa. Além dos ataques físicos, a família também sofreu agressões verbais. 

Por outro lado, o idoso acusado de agredir o rapaz afirma que houve uma discussão, mas que não ocorreu agressão. Segundo ele, tudo não passou de um mal entendido.

Como é possível identificar uma notícia falsa?

De modo geral, os boatos vêm acompanhados de sensacionalismo e apelos de compartilhamento. Em sua maioria, as notícias são elaboradas com baixa qualidade e erros gramaticais. Além disso, dificilmente saem em canais de comunicação oficiais e reconhecidos.

Portanto, é fundamental sempre identificar a fonte das notícias e é importante seguir tomando cuidados. Isso pois às vezes até mesmo alguns sites sérios podem reproduzir as fake news.

Pode acontecer, por exemplo, de um texto exibir um fato, mas não apresentar os dados. Geralmente, as denúncias sérias vêm acompanhadas dos detalhes. Por fim, alguns sites, como o e-Farsa e o Checamos, analisam algumas notícias tendenciosas.

Imagem: Salty View / Shutterstock.com