Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fim da TV Box decretado? Anatel derruba 3.900 servidores

Medidas adotadas pela Anatel busca o combate à pirataria, o que pode representar o fim da TV Box. Saiba mais!

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tem intensificado seus esforços em combater a pirataria de conteúdo audiovisual no Brasil. Em recentes operações, a agência efetuou o bloqueio de centenas de aparelhos comumente denominados como “TV Box”. Será o fim da TV Box? 

Tais ações do órgão resultaram no impedimento de acesso a cerca de 3,9 mil endereços de servidores clandestinos. Esses servidores são os responsáveis pela distribuição de conteúdo pirata aos usuários destes aparelhos. As ações iniciaram antes do Carnaval de 2023, com foco em bloquear apenas uma tecnologia utilizada para a pirataria.

Ampliação no combate: fim da TV Box?

A partir de então, a atuação da Anatel evoluiu e atualmente consegue bloquear as três principais tecnologias utilizadas para a pirataria de conteúdo audiovisual. Segundo afirmação de Artur Coimbra, conselheiro diretor da agência e coordenador do combate à pirataria no órgão regulador. Entre elas estão o compartilhamento de chave de criptografia do sinal do SeAC (Serviço de TV por Assinatura), a assinatura pirata e o IPTV.

Veja também:

Alcançar o nível VIP no C6 Experience pode te render um grande prêmio; confira

Nesse sentido, a Anatel estima que existam entre 5 a 7 milhões destas TV Box em uso no país sem a devida autorização do órgão. É importante destacar que estes dispositivos são distintos dos aparelhos oficiais e devidamente homologados, como o Chromecast da Google e a Apple TV, por exemplo.

Mão segurando um controle remoto apontando para uma televisão com conteúdo fazendo referência ao TV Box
Imagem: Paolo De Gasperis / Shutterstock.com

Primeira ação conjunta com provedores de banda larga 

No dia 6, a Anatel realizou uma operação conjunta, pela primeira vez, com as prestadoras de banda larga e o Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça. Esta ação resultou no bloqueio de aplicativos utilizados para pirataria e mais de 1,2 mil sites de streaming ilegais. A operação ocorreu durante a última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro Masculino de Futebol.

Diante desse cenário, a motivação da agência para a ação é a retirada das TV Boxes do mercado, uma vez que esses dispositivos não possuem garantia de segurança para os dados dos usuários e podem facilitar ataques cibernéticos. Será que o fim definitivo da TV Box pirata no Brasil está próximo?

Imagem: Paolo De Gasperis / Shutterstock.com