Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nome da Anatel está sendo utilizado em novo golpe; veja como funciona

Proteja-se do novo golpe envolvendo o nome da Anatel. Saiba como identificar e evite ser a próxima vítima dessa fraude!

Você já recebeu uma ligação sugerindo que você mude de operadora em nome da Agência Nacional das Telecomunicações? Se sim, é importante saber que isso é um golpe utilizando o nome da Anatel.

Recentemente a empresa emitiu um comunicado à imprensa depois de ser alertada por uma postagem viral no X (antigo Twitter) que chamou atenção para a situação. Confira a seguir os desdobramentos do caso.

Novo golpe usa nome da Anatel

O usuário Jeferson Menezes compartilhou na rede social que estava enfrentando problemas com sua conexão à internet proveniente da Oi. Ele informou à operadora sobre a instabilidade, mas, apesar dos testes realizados, a empresa não resolveu o problema.

Em seguida, ele começou a receber ligações de um “suporte” questionando se o problema havia sido corrigido. No primeiro momento, as chamadas sugeriram que ele trocasse seu plano de internet da Oi. Depois, Jeferson começou a receber chamadas de uma suposta atendente da Anatel, que insistia que ele migrasse para a Claro.

Homem preocupado sentado no chão olhando para aparelho celular depois de sofrer o novo golpe mão fantasma no pix
Imagem: Antonio Guillem / Shutterstock.com

Nesse sentido, a agência esclareceu em seu comunicado que “não entra em contato com consumidores para recomendar ou determinar a troca de prestadores de serviços”. Além disso, a Anatel também informou que o golpe está sob investigação e que abordou as empresas mencionadas.

Veja também:

Bradesco anuncia grande novidade para facilitar compras em sites estrangeiros; confira

Esquema interno nas operadoras

Jeferson Menezes expressou sua suspeita de que possa haver um esquema interno entre funcionários de operadoras. Nesse caso, a Claro supostamente compraria os dados dos clientes da Oi que estivessem com problemas de conexão para convencê-los a adquirir novos planos.

Assim, a grande questão em torno disso é a suposta troca de dados sem o consentimento do cliente. Um reforço para a suspeita é o fato de que Jeferson chegou a afirmar que estava recebendo numerosas chamadas perturbadoras de supostos representantes da Claro.

Por fim, a Oi anunciou que está investigando o ocorrido e destacou que tem o compromisso de respeitar a privacidade e os dados pessoais de seus clientes. A Claro também afirmou que está investigando as denúncias e ressaltou que não entra em contato com os clientes para oferecer “migração de serviço para outras operadoras”.

Imagem: Wirestock Creators / Shutterstock.com