Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fim das contas do Google; veja se você também perderá seus acessos

O fim das contas do Google está perto de acontecer. Saiba o que fazer para não perder o acesso aos serviços da empresa!

Os usuários de uma importante plataforma precisam ficar atentos! Em dezembro deste ano, haverá o fim das contas do Google que estiverem inativas. Desse modo, a empresa irá deletar aquelas que estão paradas há dois anos ou mais.

O anúncio dessa iniciativa se deu ainda em maio deste ano. Após a exclusão dessas contas, não será mais possível acessá-las de nenhuma forma. Saiba mais detalhes sobre essa ação da gigante da tecnologia a seguir.

Fim das contas inativas do Google acontecerá em dezembro

Imagem de um homem mexendo em um notebook com uma guia do Google aberta.
Imagem: Rawpixel.com / Shutterstock.com

A ação do Google em excluir contas inativas tem como principal objetivo gerar maior segurança aos usuários. Isso acontece, porque cibercriminosos podem facilmente se aproveitar de contas abandonadas, por isso essa ação do Google é necessária.

Veja também:

Mercado financeiro volta a reduzir projeção para a inflação de 2023; veja

Contudo, é importante salientar que essas mudanças se aplicam apenas a contas pessoais e não se estendem para organizações, como escolas ou empresas, por exemplo.

Quais serão os serviços afetados?

Nesse processo, serviços como Gmail, Docs, Drive, Meet, Agenda, YouTube e Google Fotos poderão ser afetados, já que fazem parte do ecossistema da companhia para o consumidor final.

Além disso, o Google afirmou que irá enviar notificações aos usuários, alertando sobre as mudanças. Logo, os usuários podem ficar despreocupados, já que nenhuma conta será deletada inesperadamente.

O que faço para não ter a minha conta excluída?

O usuário ainda pode fazer algumas ações que previnam o fim de sua conta do Google. Entre elas, estão ler ou enviar e-mails, utilizar o Google Drive, ver vídeos do YouTube, baixar aplicativos na Google Play Store, fazer uma busca no Google e utilizar o login com o Google para entrar em um aplicativo ou serviço de terceiros.

Ademais, para evitar a exclusão do Google Fotos, o usuário precisa utilizar o seu aplicativo de forma separada, já que a política de uso desse serviço é diferente dos demais.

Imagem: Rawpixel.com / Shutterstock.com