Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fim do IPTU: projeto de lei aprovado pode acabar com cobrança do IPTU da sua casa; confira

Um projeto de lei que prevê o fim do IPTU recebeu uma importante aprovação na Câmara dos Deputados. Saiba mais!

Um projeto de lei que trata do fim da cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) recebeu uma importante aprovação nesta semana. Logo, cidades que não possuem requisitos urbanísticos mínimos podem deixar de receber essa taxa.

Trata-se do Projeto de Lei Complementar (PLP) n. 84/22. Assim, o texto prevê a alteração do Código Tributário Nacional. Saiba mais detalhes sobre o projeto e como está sua tramitação na leitura da matéria.

Comissão aprova projeto que pode acabar com o IPTU

Casinha de papel com a sigla IPTU por cima de uma calculadora com algumas moedas em volta
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

A aprovação foi da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, sendo que o relator desse projeto é o deputado Acácio Favacho (MDB-AP).

O texto do PLP diz que as cidades precisam ter requisitos urbanísticos mínimos para realizar a cobrança de tal imposto para a população. Dessa forma, é necessário que os municípios apresentem pontos básicos em seus espaços, como meio-fio, calçamento e escolas próximas aos seus habitantes.

Porém, outras comissões da Câmara dos Deputados ainda precisam analisar a proposta antes que ela siga para o Plenário da Casa. São elas as comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

O que diz o relator?

Favacho defendeu a aprovação do PLP dizendo que “hoje vigoram regras em aparente conflito”. De acordo com ele, “autoriza-se a caraterização meramente virtual de um imóvel, possibilitando a cobrança de IPTU em locais sem qualquer feição de ambiente urbano”.

Veja também:

Governo cria grupo de trabalho para monitorar o CadÚnico; entenda

Ainda, enquanto as áreas urbanas cobram o IPTU, a União cobra o Imposto Territorial Rural (ITR), relacionado aos imóveis rurais. Justamente os requisitos urbanísticos mínimos, como os já citados meio-fio, calçamento e escola próxima, diferenciam a área urbana da rural, conforme o Código Tributário.

Já para o deputado Kim Kataguiri (União-SP), autor da proposta, “ou bem a área é rural e deve ser tributada com o ITR ou é urbana e deve ser alvo do IPTU”.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com