Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fim do Pix? Itaú e BTG fazem a 1° transferência por Drex

Drex, a nova moeda digital do Real está em fase de testes! Veja como essa nova modalidade vai afetar o mercado

O Banco Central (BC) está à frente das tentativas de implementação de uma proposta inovadora: o Drex. A marca da moeda digital vem sendo testada por grandes nomes do mercado, como o BTG Pactual e Itaú Unibanco. Na última terça-feira, por exemplo, esses dois bancos realizaram a primeira transferência interbancária utilizando a nova moeda Drex.

Segundo as informações, os ativos tokenizados foram transferidos de reservas do BTG para o Itaú, que posteriormente realizou a transação de retorno. Os testes, ao que parece, foram bem-sucedidos, com as operações sendo concluídas em apenas cinco segundos, atendendo aos parâmetros estabelecidos para a operação.

Qual a função do Drex?

pessoa usando celular com Drex
Imagem: rafapress/ Shutterstock.com

O Drex, como vem sendo chamada a moeda digital do real, não é apenas uma representação digital da moeda já existente. Ademais, cada letra do nome traz consigo uma característica inerente à ferramenta. Veja a seguir:

  • D: representa a palavra Digital;
  • R: referência ao Real, a moeda nacional brasileira;
  • E: simboliza a palavra Eletrônica;
  • X: traz a ideia de modernidade e conexão, reproduzindo a última letra do Pix.

Quem está participando dos testes?

O Banco Central selecionou 16 instituições financeiras para realizar os testes com a nova moeda. Portanto, o Itaú Unibanco e o BTG Pactual foram apenas os primeiros a realizarem as transações. O objetivo do BC é assegurar que o Drex funcione corretamente em diversos cenários e sistemas, validando a segurança e eficiência antes de seu lançamento oficial.

Veja também:

Governo libera cheques de até R$ 21.000 para brasileiras; saiba quem recebeu

O que a chegada da nova moeda digital representa?

A concretização do Drex representa uma revolução no sistema monetário brasileiro. Afirma-se que o lançamento dessa moeda digital é um caminho sem volta para a modernização bancária no Brasil. O desdobramento do projeto, assim, poderá facilitar e acelerar ainda mais as transações financeiras, além de promover a inclusão digital de milhares de brasileiro.

Imagem: rafapress/ Shutterstock.com