Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Finalmente! Selic em Queda Abre Portas para o Crédito e Impulsiona PMEs!

Copom reduz taxa Selic para 11,25%, favorecendo o crédito para pequenas e médias empresas. Saiba mais sobre os impactos na economia!

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou na última quarta-feira, dia 31 de janeiro, uma redução de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, a Selic, chegando a 11,25% na primeira reunião de 2024.

O indicador é o parâmetro utilizado pelos bancos comerciais para oferecer crédito. Segundo Joelson Sampaio, professor de economia da FGV: “Esse corte tem impactos importantes para as pequenas e médias empresas que têm um grande desafio de acesso ao crédito. Elas têm menos opções de empréstimos e capacidade de resposta aos juros altos, então a redução é especialmente boa.”

Orientações para empreendedores

Papel escrito "Selic" em cima de uma calculadora com notas de dinheiro embaixo.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

André Sacconato, assessor econômico da FecomercioSP, também vê melhorias para os empreendedores brasileiros, mas recomenda cautela.

“As condições estão melhores, mas eles não devem dar um passo maior que a perna. Vale arriscar caso exista uma perspectiva muito boa de um negócio, mas ainda não é o momento de fazer uma expansão muito grande.” reforça ele.

Evolução da Selic

A saber, a Selic está em queda desde agosto do ano passado, quando o BC aplicou o primeiro corte na taxa básica de juros desde 2020, também em 0,5 ponto percentual.

Assim, o indicador estava estacionado em 13,75% há um ano e encerrou 2023 em 11,75%. De acordo com o Boletim Focus, a previsão é que a taxa encerre 2024 em 9%.

Projeções para o futuro

Sampaio sugere que, com a expectativa de mais queda, o empreendedor adie o pedido de empréstimo. “Quem puder esperar terá taxas mais vantajosas no final do ano. Entretanto, muitas vezes, a necessidade vem antes. O melhor é sempre comparar as instituições financeiras para escolher a taxa de juros mais vantajosa.”

Os especialistas acreditam que o BC ainda tem espaço para reduzir a taxa básica de juros, mas que não deve arriscar um ritmo maior do que o já previsto 0,5% no próximo encontro.

Veja também:

PIX de R$ 2.174,00 liberado por Lula! Veja se você recebe!

O Copom já divulgou o calendário de reuniões para 2024. O próximo encontro será nos dias 19 e 20 de março. De acordo com o Boletim Focus, a projeção para a Selic no fim de 2025 e 2026 está em 8,50%.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com