Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Financiamento de carros: como funciona e quais são as taxas?

Se você está pensando em comprar um carro novo, o financiamento de automóveis pode ser uma ótima solução. Saiba como ele funciona!

Se você tem o sonho de comprar um carro próprio ou trocar o seu atual pelo automóvel dos sonhos, o financiamento pode ser uma ótima solução. Afinal, essa é uma opção muito mais atraente do que esperar até guardar o dinheiro para pagar à vista.

E o que não faltam hoje em dia são opções de financiamento de veículos no mercado, seja para conseguir um carro novo ou usado. Contudo, será que realmente vale a pena?

Neste artigo, confira como funciona o financiamento de veículos e quais são as taxas cobradas no mercado atualmente.

Quer um carro novo? Saiba como conseguir crédito para isso

O financiamento de veículos funciona como qualquer tipo de empréstimo. Ou seja, o banco ou instituição financeira entrega a você o dinheiro para comprar o bem à vista, e você paga esse valor em parcelas mensais, com o acréscimo de juros, é claro.

Para isso, o banco faz uma análise completa, inclusive de informações como modelo, ano e valor do veículo em questão.

Também é possível que você precise declarar sua renda mensal ou alguns de seus bens. Afinal, a instituição precisa de garantias de que você fará o pagamento em dia.

Caso o seu pedido seja aprovado, você já pode fazer a compra do veículo e fica responsável pelo pagamento das parcelas mensais ao banco. Mas quais são as taxas aplicadas neste tipo de situação? 

Como explicamos, a taxa principal cobrada em financiamento de veículos é o juros. É claro que elas variam de instituição para instituição. Por isso, elas podem começar em 10% ao ano e chegar até acima de 60% ao ano.

Dessa forma, é muito importante fazer uma pesquisa de mercado para descobrir em qual instituição financeira o financiamento vale mais a pena.

Além dos juros, é possível que o banco cobre outras tarifas, como IOF, SPF (Seguro de Proteção Financeira) e a chamada TAC (Taxa de Abertura de Crédito ou Taxa de Cadastro). Tudo isso vai aumentar o valor da sua parcela. Portanto, confira com o banco quais são as taxas cobradas.

Por fim, em muitos casos, você pode precisar dar um valor de entrada no momento do financiamento do veículo. Esse dinheiro, é claro, é abatido do total a ser pago. Nem todas as instituições fazem essa exigência, mas a maioria, sim. 

Principais tipos de financiamento de carros

Por fim, hoje existem 3 principais tipos de financiamento de veículos à sua escolha. São eles:

  • Crédito Direto ao Consumidor (CDC) — neste caso, você pede ao banco um empréstimo para a compra do veículo, e o bem permanece em nome da instituição até que todas as parcelas sejam pagas;
  • Leasing — nele a financeira é responsável por comprar o carro e, depois, “aluga” o veículo para o comprador em questão. Ou seja, o bem também fica em nome da empresa até que você quite todo o financiamento;
  • Consórcio — por fim, o consórcio é um pouco diferente das outras opções. Isso porque você entra em um grupo de compradores, todos com o mesmo objetivo. Porém, você apenas terá o bem em mãos quando for sorteado ou der um lance mais alto. Nesse modelo, o valor da parcela pode variar durante o contrato.

Então, agora que você já sabe como funciona o financiamento de veículos, já pode escolher a opção que mais faz sentido para o seu bolso. E não esqueça: pesquise muito bem antes de fazer a sua escolha.

Imagem: Jack Bkk / shutterstock.com