Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Melhores bancos para fazer financiamento de veículos em 2023

Com os preços dos carros em alta e os juros elevados, vale a pena pesquisar e buscar a financeira ou banco com as melhores taxas

Nos últimos anos, o valor dos carros 0km e usados no Brasil dispararam. No entanto, esse não é o único problema relacionado à compra de um veículo novo ou usado. Com a alta dos juros, o custo dos financiamentos também saltou.

Por isso, em 2023, o cenário é de precaução, tanto para quem deseja comprar um novo quanto um seminovo. 

Dessa forma, buscar as melhores taxas de juros para financiamento pode impactar diretamente no custo total envolvido em uma compra, especialmente em um cenário de alta da taxa Selic.

Melhores taxas de juros para financiamento de veículos

Como você já deve ter visto, diversos tipos de financeiras podem oferecer opções de financiamento para veículos. As opções oferecidas pelas montadoras muitas vezes são mais interessantes, ainda que mais criteriosas.

Para ter uma boa noção sobre essas modalidades, você pode conferir abaixo quais são as menores taxas de juros de montadoras em relação às financeiras em geral. 

No entanto, foram excluídas as montadoras que possuem foco em veículos de carga e comerciais.

As informações foram retiradas da página do Banco Central, nutrida com informações enviadas pelas próprias financeiras. 

Os dados são referentes ao período entre 19 e 23 de dezembro de 2022.

Melhores taxas de juros para financiamento de carros com montadoras

Financeira da montadoraJuros ao mêsJuros ao ano
BMW Financeiras0,86%10,75%
Banco Volkswagen1,25%16,04%
Banco RCI1,48%19,28%
Banco mercedes-Benz1,52%19,79%
Banco Hyundai1,73%22,81%
Banco Toyota1,80%23,91%
Banco GM1,84%24,49%
Fonte: Banco Central

Melhores taxas de juros para financiamento de carros com bancos

FinanceiraJuros ao mêsJuros ao ano
Sinosserra1,72%22,71%
Rodobens1,77%23,39%
Caixa1,84%24,42%
Bradesco1,84%24,46%
Banestes1,85%24,64%
Banco do Brasil1,87%24,88%
Banrisul2,02%27,19%
Santander2,04%27,47%
Itaú Unibanco2,15%29,08%
Fonte: Banco Central

Como funciona um financiamento de carro

O financiamento de um carro, em linhas gerais, funciona como qualquer outra operação de crédito. Portanto, simplificando, é como um empréstimo: o banco toma a dívida daquele carro e aceita que o comprador pague para ele em parcelas.

No entanto, é embutido um valor de juros, já que o banco aceitou tomar o risco de assumir aquele valor. Esses juros normalmente são contados ao mês ou ao ano. Isto é, a porcentagem total dessa taxa é atrelada ao período de 30 dias ou de 12 meses.

Para conseguir um financiamento, normalmente as financeiras que oferecem os empréstimos pedem uma entrada, geralmente de 10% do valor total do veículo. Assim, essa também é uma forma de ter mais segurança pelo empréstimo.

Além disso, as taxas de crédito e condições de parcelamento muitas vezes estão associadas à análise de crédito que as instituições financeiras fazem de seus clientes. 

Portanto, possuir um bom perfil de crédito garante melhores condições de negociação.

Leia também: Consórcio ou financiamento para comprar um carro?

Financiamento por montadoras

Mas vale uma ressalva. No caso do financiamento de veículos, existe também a opção de pedir crédito diretamente às montadoras, que possuem suas próprias financeiras. Essa alternativa tende a oferecer melhores taxas, ainda que seja mais criteriosa.

Como as montadoras são as maiores interessadas em que seus carros sejam comprados, é natural que elas ofereçam opções de juros menores, influenciando na escolha dos compradores por seus carros.

Ocorre que melhores condições normalmente significam mais rigor. O histórico de crédito será bem determinante, assim como valores de entrada maiores, acima de 10% ou 20%.

No entanto, como você verá a seguir, muitas das montadoras oferecem taxas de juros anuais significativamente melhores que bancos ou financeiras não associadas às marcas de carro. 

Menores taxas implicam em parcelas menos agressivas. Dessa forma, é possível quitar o financiamento mais brevemente com o mesmo valor que seria gasto em um banco, por exemplo.

Esse tipo de financiamento é bastante comum tanto para carros novos.

Leia mais: Como escolher a melhor instituição para fazer um empréstimo?

Por que os veículos estão mais caros?

Mas não só as taxas de juros que vêm elevando o valor dos financiamentos. Os carros estão mais caros. 

Mas se engana quem pensa que essa é uma realidade apenas no Brasil. 

Conforme a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), no começo de 2022, houve aumento do custo de veículos nos Estados Unidos em 12% e no Brasil em 14%.

Essa tendência, contudo, foi mantida. No ano de 2022, o valor médio do carro no Brasil subiu 34%

O aumento de preços dos carros 0km tem relação com o aumento do custo de matéria-prima — como semicondutores—, transportes e a alta do dólar.

Tais dificuldades fizeram com que, ao fim de 2022, houvesse filas de até 7 meses para conseguir comprar carros 0km. 

O aumento dos valores fez com que a busca pelos usados aumentasse e, por consequência, seus preços.

A tendência, porém, é de que o valor de seminovos e carros 0km diminua em 2023 no mercado internacional.

Com estabilização na produção, os preços de novos e, consequentemente, usados, devem baixar mundialmente.

O Brasil, contudo, pode ter baixas menos impactantes devido a incertezas na economia e implicações sobre as taxas de juros.

consumidor comprando o carro
Imagem: @senivpetro / Freepik

Leia mais: Melhores bancos para pedir financiamento

Quais são os outros custos em ter um carro

O valor total do carro e aquele referente aos juros do financiamento não são os únicos que devem ser considerados na hora de comprar um novo automóvel. É preciso ficar atento também aos custos de manutenção do veículo.

Sempre leve em conta, por exemplo, o preço da gasolina, que será sempre constante. Vale sempre fazer um cálculo sobre o consumo estimado do carro, isso é, quantos quilômetros ele é capaz de rodar com um litro de gasolina.

Além disso, também existem os custos cobrados pelo Estado. Um veículo deve pagar anualmente o licenciamento, uma taxa obrigatória que autoriza o veículo a transitar, bem como o DPVAT, uma espécie de seguro sobre os danos causados em vias públicas.

É claro, também há o famoso IPVA, imposto associado à posse de veículos. Ele varia conforme cada Estado da União. Os valores também dependem do tipo de veículo: carros, motos, caminhões e veículos de locadoras.

No mais, vale lembrar também que o seguro é quase sempre a melhor ideia para quem deseja um carro novo. Portanto, é um valor a se considerar.

Leia também: O que é Cadastro Positivo e como consultar