Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fintech X Startup: descubra qual é a diferença

Apesar de serem usadas como sinônimos, existem algumas diferenças entre fintechs e startups. Saiba mais sobre o assunto!

Nos últimos anos, as palavras fintech e startup começaram a ocupar cada vez mais espaço no cotidiano. Embora, muitas vezes, sejam usadas como sinônimos, é preciso ressaltar que existem algumas diferenças entre elas. 

É verdade que ambas trabalham com inovação e sempre representam novas ideias ao mercado. Contudo, como citado acima, existem alguns fatores que são fundamentais para entender o conceito de cada uma delas. 

Fintech: o que é?

Uma fintech é uma instituição financeira que tem como objetivo oferecer serviços práticos aos clientes e inovações por meio do uso intensivo das tecnologias. Ou seja, são empresas que trabalham para lançar produtos financeiros de modo mais simples e acessível.

Para ficar mais claro, o termo fintech vem da junção de financial (financeiro) e technology (tecnologia).

Quando se fala em fintech no Brasil, atualmente, o Nubank destaca-se entre uma das principais companhias. 

Startup: o que é?

As startups também são empresas que trabalham com inovação, no entanto, sem necessariamente o uso de tecnologias e não precisam estar relacionadas às finanças, como as fintechs.

Este tipo de empresa empreende a partir de uma nova ideia de forma a resolver problemas que ainda não encontram soluções disponíveis no mercado. 

Um bom exemplo de startup no país é a Liv Up, marca de comida natural que realiza suas vendas por meio de canais digitais. 

Fintech X Startup

Com base no que foi discutido, ficou mais fácil definir quais as principais diferenças entre as fintechs e as startups. A primeira é alicerçada em tecnologia e finanças, enquanto a outra está relacionada com empreendimento. 

As maiores semelhanças entre os termos é que ambas priorizam a praticidade e a novidade para o mercado.

É necessário dizer ainda que toda fintech é uma startup, por trabalhar com inovação, mas nem toda startup é uma fintech, visto que elas podem atuar em outros setores que não fazem parte da área de finanças. 

Imagem: LookerStudio/shutterstock.com