Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nubank vai ter taxas por mudança de regras do Banco Central?

Confira mais sobre a diferença de regulamentação entre as instituições

0

De acordo com informações veiculadas na última semana, o Banco Central estaria sendo cobrado pelos bancos tradicionais para que haja maiores exigências sob a atuação de fintechs no Brasil. Desse modo, isso poderia ocasionar um prejuízo aos bancos digitais, como o Nubank, por exemplo, que poderia começar a cobrar mais taxas de seus clientes por conta disso.

Contudo, vale dizer que instituições digitais como Inter e C6 Bank são bancos regulamentados como qualquer banco tradicional. E não cobram tarifas como anuidade e taxas transferências, por exemplo. No entanto seus concorrentes Mercado Pago, PicPay, Nubank, entre outros, podem começar a ter uma regulamentação diferente. Então, para saber mais, confira a seguir.

Nubank e outras fintechs terão taxas por mudança de regras do Banco Central?

Dessa forma, os bancos tradicionais argumentam que o Banco Central deveria regulamentar de forma mais rígidas as fintechs. Até porque, na prática, elas oferecem o mesmo tipo de serviços que um banco como o Santander, por exemplo. É o caso do Nubank, considerado uma fintech, e que oferece diferentes produtos, como cartão de crédito, transferências, pagamento de boletos, entre outros.

Seja membro

Já as fintechs argumentam que, diferente dos bancos tradicionais, não pegam o dinheiro dos clientes e “emprestam” para outras empresas, como ocorre nos bancos tradicionais. Assim, se essa instituição “quebrar”, o seu dinheiro estará investido em títulos públicos, o que garante que você não perderia nada em uma situação assim.

E, por conta disso, as fintechs afirmam, sim, que precisam ter uma regulamentação diferente. Porém, para os bancos tradicionais, a cobrança feita pelo Banco Central deveria ser a mesma. Portanto, se o BC decidir regulamentar as fintechs de uma forma diferente, é possível que instituições como o Nubank passem a realizar a cobrança de taxas. Entretanto, nada disso é certo, e pode ser que nada mude. Por hora, não passa se especulação por parte do mercado.

Por fim, vale ressaltar, novamente, que o Banco Inter e C6 Bank são exemplos de bancos com as mesmas regulamentações do Santander e Bradesco. E que ambos não cobram taxas e tarifas pela maioria dos seus serviços. Ou seja, mesmo que a regulamentação do Nubank mude, não é garantido que a cobrança de taxas será realizada diferente do que é hoje.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Diego Thomazin / shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.