Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Calculadora do Cidadão: como usar para entender seu financiamento

Saiba mais sobre essa valiosa ferramenta para seu dia a dia

Conheça as várias utilidades que a calculadora do cidadão disponibiliza gratuitamente para você

Embora muitos não conheçam, a Calculadora do Cidadão é uma ferramenta do Banco Central que pode ajudar muito no seu controle das finanças pessoais. Fazendo uso dessa ferramenta, você pode prever valores a serem pagos e se programar.

Assim, ela funciona como um simulador de pagamento de dívidas e investimentos. E o melhor: tudo pode ser feito de forma gratuita no site do Banco Central. Então, para saber mais sobre o assunto, confira a seguir.

O que é a Calculadora do Cidadão?

Portanto, como explicamos, a Calculadora do Cidadão é uma ferramenta gratuita que oferece diversos cálculos para seu dia a dia. A partir dela, você pode, por exemplo, calcular o valor de uma aplicação com depósitos mensais, computar o valor de uma aplicação sem depósitos mensais, calcular o valor de um financiamento com prestações fixas e fazer correção monetária usando diversos indicadores.

Além disso, a partir dela, você pode calcular o rendimento da poupança, por exemplo, que hoje deixou de ser uma boa opção de investimento. Isso porque rende apenas 70% do CDI. A análise da Calculadora do Cidadão considera o rendimento da poupança em sua data de aniversário. Afinal, a remuneração desse investimento ocorre sempre a cada 30 dias, nunca sendo proporcional.

Vale dizer também que a calculadora do Cidadão realiza cálculos que envolvem juros compostos. Sendo assim, ela facilita a vida de quem precisa tomar decisões financeiras a curto, médio ou longo prazo.

Financiamento de prestações fixas

Então, como mencionamos, uma das funções da Calculadora do Cidadão é realizar cálculos sobre o financiamento de prestações fixas. Essa ferramenta reúne quatro campos:

  • Valor financiado;
  • Quantidade de meses;
  • Taxa de juros mensal;
  • Valor da prestação.
Calculadora do cidadão - financiamento

Desse modo, o aplicativo consegue calcular qualquer uma dessas variáveis. Basta que você preencha os outros três campos. Por exemplo: se você quer solicitar um financiamento de R$ 100 mil, e pagar em 48 vezes, sabendo que a instituição cobra 0,5% de juros ao mês, basta inserir os valores em todos os campos.

Com isso, quando você tocar em valor da prestação, ela será preenchida com a resposta do cálculo. Depois disso, você pode apagar a simulação e inserir novos valores, ou mesmo alterar o número de parcelas, para ver como fica o resultado final após as mudanças.

Por fim, você pode enviar o cálculo via WhatsApp, Facebook Messenger ou outro app através do botão “Compartilhar”. Se quiser apagar todos os campos de uma só vez para fazer outro cálculo, é só pressionar “Limpar”. Acesse a Calculadora do Cidadão clicando aqui!

Imagem: bcb.gov.br/acessoinformacao/calculadoradocidadao