Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fique atento! Estes modelos de motos são os mais visados por bandidos

Criminosos instauram uma onda de medo e preocupação em estado brasileiro. As motos são os principais alvos.

Não é de hoje que o movimento nas delegacias e departamentos de Polícia está aumentando. A cada dia surge mais um Boletim de Ocorrência após roubo ou furto. Sobretudo nas grandes cidades e capitais, os bandidos atuam de maneira rápida e eficaz.

Portanto, os motociclistas devem prestar muita atenção, pois alguns modelos despertam a cobiça da maioria dos criminosos.

De SUVs a carros populares, dos esportivos às motocicletas. Dentre tantos veículos, os bandidos optam por aqueles que estiverem mais ao seu alcance. Em comparação com os carros, as motos são mais leves e ágeis, o que dá acesso a mais rotas de fuga de maneira mais fácil. Dessa forma, são mais visadas.

Criminosos preferem as marcas clássicas

De acordo com análise do banco de dados da Polícia Civil de São Paulo, dentre as dez motos preferidas dos bandidos, todas são de origem japonesa. Os modelos de baixa cilindrada da Honda dominam a lista, porém as duas versões mais populares da Yamaha também estão no Top 10.

Apenas entre janeiro e abril deste ano, a polícia registrou mais de 14 mil furtos ou roubos de moto. Em comparação com o mesmo período em 2022, houve um aumento de mais de 3 mil ocorrências.

A Honda CG lidera o Top 3 com folga. Isso porque os bandidos roubaram quase 4.500 unidades da versão 160. Já no caso da 150, 1.192 brasileiros perderam suas motos.

Por outro lado, as duas motocicletas da Yamaha que entram na lista são a Fazer 250 (701 roubos e furtos) e a XTZ 250 Lander (280 unidades roubadas). As demais motos da Honda que completam o ranking são: a CG 125 (992); CBX 250 Twister (635); PCX 150 (586); XRE 300 (558); Biz 125 (418) e NX 190 Bros (307).

Números preocupam

Conforme estudo da empresa de consultoria em segurança, B4 Risk, em São Paulo o número de furtos ou roubos teve aumento de 27,3% nos primeiros quatro meses de 2023. Em geral, as vítimas são trabalhadores dos serviços de delivery e motoboys.

Imagem: Sergey Watgers / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital