Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fraudes contra a Caixa Econômica Federal: Polícia Federal faz operação nesta terça-feira (21)

Operação da Polícia Federal combate fraudes contra a Caixa Econômica Federal nesta terça-feira (21).

Nesta terça-feira (21 de novembro), a notícia de uma grande operação da Polícia Federal nas agência da Caixa tomou conta dos principais veículos de comunicação do Brasil. A cidade de São Luís, no Maranhão, foi o epicentro desse choque. Isso ocorreu graças a deflagração da Operação FAKE SOLIS, uma ação que visou desmantelar uma complexa rede criminosa especializada em delitos financeiros.

Essa rede se dedicava à prática de diversos crimes, tais como organização criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação, fraude na obtenção de financiamento, lavagem de capitais e corrupção. As vítimas desses delitos foram, em sua maioria, clientes da Caixa Econômica Federal. Quando somadas, as penas para esses crimes podem chegar a 48 anos de reclusão.

Como funcionava o esquema fraudulento contra a Caixa?

A Operação FAKE SOLIS focou na desarticulação de um esquema ilícito focado na obtenção de contratos de energia solar junto à Caixa Econômica Federal. Ademais, segundo as investigações, muitos dos clientes dessa instituição pública não tinham conhecimento da contratação ou tiveram seus nomes utilizados para a efetivação da fraude na aquisição de sistemas de painéis solares.

Fraudes contra a Caixa Econômica
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Dessa forma, com o objetivo de interromper essa rede de atividades criminosas, autoridades emitiram 14 mandados de busca e apreensão em residências e empresas envolvidas. Um dos envolvidos teve a prisão preventiva decretada, com o auxílio da INTERPOL.

Veja também:

Mutirão do Desenrola contará com renegociação para Fies e Minha Casa, Minha Vida

O que aconteceu com os envolvidos?

Além disso, as autoridades apreenderam os bens relacionados ao esquema, bloquearam contas, indisponibilizaram veículos e imóveis, e suspenderam as funções dos investigados. O acesso a qualquer agência da Caixa Econômica Federal foi proibido para eles pelo prazo inicial de 60 dias, podendo ser prorrogado.

As investigações continuarão em andamento, na tentativa de fortalecer os elementos de informação em relação aos demais envolvidos nesse esquema criminoso. Assim, com essa grande ação, a Polícia Federal espera dar um grande passo no combate aos crimes financeiros e proteger o direito dos cidadãos brasileiros.

Imagem: Alison Nunes Calazans / Shutterstock.com