Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fugindo da prisão? Bolsonaro pede visto de 6 meses nos EUA

Flórida é o “lar temporário” do ex-presidente, mas existe a possibilidade dele nunca mais voltar à terra natal. Entenda o caso!

O ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL), solicitou um visto de turista ao governo dos Estados Unidos, no intuito de permanecer no país. Segundo o jornal Financial Times, caso seu pedido for aprovado, é possível que o ex-líder de governo possa continuar nos EUA por mais seis meses. 

Ainda segundo o portal, as autoridades americanas receberam o pedido de Bolsonaro na última sexta-feira (27). Os jornalistas do periódico britânico ainda obtiveram informações da defesa do capitão da reserva que afirmou que Bolsonaro estará fora do Brasil enquanto estiver tramitando processos contra ele no país. 

O que diz a defesa de Bolsonaro

Um dos advogados de Bolsonaro, Felipe Alexandre, que também é fundador da AG Immigration, disse à reportagem que a Flórida é o lar temporário do ex-presidente. Além disso, ele alegou que “neste momento, com a situação dele, acho que ele precisa de um pouco de estabilidade”. 

A defesa do ex-mandatário ainda alega que Bolsonaro vive diariamente “estressado e desapontado” e que recebe algumas visitas regulares que o animam um pouco. Aliás, conforme o advogado, é provável que o ex-presidente possa ter pedido um visto que autoriza um tempo maior que 6 meses nos Estados Unidos. 

No entanto, Alexandre teria aconselhado o ex-presidente a não sair dos EUA enquanto o visto é processado, pois poderá demorar alguns meses.

Ademais, o advogado alegou que não existem evidências que afirmam a participação de Bolsonaro nos atos de vandalismo cometidos por seus seguidores radicais, em Brasília, no início do mês de janeiro. 

Casa de Bolsonaro nos EUA

Bolsonaro encontra-se hospedado em uma casa de férias, situada em um condomínio fechado e que pertence ao ex-lutador de MMA, José Aldo. Ao proprietário do imóvel, o ex-presidente pediu para estender sua estadia por mais um mês, no intuito de ficar no local até depois do carnaval.

A residência, onde militar reformado está hospedado, localiza-se próximo ao Parque da Disney. O aluguel da casa possui diária de US$ 519, cerca de R$ 2.600, e não inclui valores referentes a impostos ou taxas. 

Bolsonaro pode não voltar ao Brasil

O filho do ex-presidente e senador, Flávio Bolsonaro (PL), disse no último sábado, 28 de janeiro, que o pai está descansando nos EUA e que é provável que  Bolsonaro “nunca” volte ao Brasil.

É importante destacar que a resposta foi dada após Flávio receber questionamentos da imprensa sobre o retorno do ex-governante ao país. Nesse sentido, o filho respondeu que “Pode ser amanhã, pode ser em seis meses, pode ser nunca”

Além disso, Flávio Bolsonaro destaca que os familiares do ex-presidente que haviam viajado com ele aos Estados Unidos, já voltaram ao Brasil. 

Assim como o advogado do pai, Flávio também garante que Bolsonaro não teve envolvimento com os atos terroristas em Brasília.

Expiração do visto diplomático

O visto que Bolsonaro utilizou para ir aos EUA, no dia 30 de dezembro, foi um modelo A-1 que, geralmente, costuma ser reservado a chefes de estado e diplomatas.  Como o Bolsonaro não é mais presidente do Brasil, o documento perderá a validade no fim deste mês. 

Vale lembrar que Bolsonaro saiu do país um dia antes de deixar o mandato e, dessa forma, não seguiu a tradição política de entregar a faixa presidencial ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no primeiro dia do ano.

Ou seja, já que Bolsonaro perdeu o mandato no dia 1º de janeiro, ele deverá preencher um formulário a ser enviado à Divisão Diplomática do Governo dos EUA até o fim desse mês.

Imagem: Ettore Chiereguini/ shutterstock.com