Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Funarte será liderada por neta de Marighella

A atual ministra da Cultura revelou quem estará à frente da Fundação Nacional das Artes (Funarte). Conheça a história de Maria Marighella!

Nesta segunda-feira (2), a atual ministra da Cultura do governo Lula, Margareth Menezes, anunciou quem irá liderar a Fundação Nacional das Artes (Funarte).

Durante a gestão de Menezes, o cargo será de ninguém mais, ninguém menos que Maria Marighella (PT), neta do guerrilheiro comunista Carlos Marighella.

Maria já foi vereadora em Salvador, coordenadora de teatro na Fundação Cultural do Estado da Bahia e da própria Funarte, assim como foi diretora dos espaços culturais da Secretaria de Cultural do Estado da Bahia.

Quem é a nova presidente da Funarte?

Formada em Artes Cênicas com foco em interpretação teatral pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Maria atua na área pública em projetos artísticos e sociais desde 2012.

Além disso, se empenha em lutas a favor dos direitos das mulheres, do combate à violência e da luta contra o racismo.

“Acredito no feminismo ao lado da luta antirracista, são as duas lutas mais urgentes e mais radicais ao enfrentamento às crises e às injustiças vigentes na nossa sociedade”, declara Maria Marighella.

Enquanto atuava na Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, conseguiu a aprovação da Lei Aldir Blanc, que garantiu, dentre outras medidas, o auxílio emergencial para trabalhadores da Cultura durante a pandemia da Covid-19.

No entanto, a pauta de lutas e espírito combativo não é desta geração – Maria é neta de Carlos Marighella, ex-deputado pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), escritor e ativista da Bahia.

Carlos foi preso por 7 anos e torturado durante o período da ditadura militar no Brasil, sendo assassinado a tiros em 1969. Em seu tempo, foi considerado “o inimigo número 1” do regime.

Nova gestão por Margareth Menezes

Assim como indicou Marighella para a Funarte, Margareth também nomeou:

  • Roberta Martins para a Secretaria dos Comitês de Cultura;
  • Fabiana Piuba para a Secretaria de Formação, Livro e Leitura;
  • Zulu Araújo para a Secretaria de Diversidade e Cultura;
  • Milton Menezes para a Secretaria de Economia e Fomento à Cultura;
  • Joelma Gonzaga para a Secretaria do Audiovisual;
  • Marcos Souza e João Jorge Rodrigues para a Fundação Palmares;
  • Marcos Lucchesi para a Fundação Biblioteca Nacional;
  • Márcios Tavares para a Secretaria-executiva da pasta.

Imagem: Instagram / Reprodução