Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Função do Pix que permite programar pagamentos será liberada em janeiro?

Uma nova função do Pix, desenvolvida pelo Banco Central, estará disponível aos usuários em 2024. Saiba mais detalhes!

O Banco Central (BC) anunciou recentemente que o Pix, sistema de transferências instantâneas, ganhará outras funcionalidades no futuro. Uma delas, portanto, é o Pix automático, em que será possível programar pagamentos recorrentes, por exemplo.

Porém, ainda surgem dúvidas quanto à data de lançamento dessa nova ferramenta. Ela será liberada já em janeiro de 2024, afinal? Saiba a resposta para essa questão e as demais informações sobre o serviço do BC na sequência.

Quando ocorrerá o lançamento do Pix automático?

Na imagem, pessoa mexendo na tela do celular com a imagem da sigla PIX.
Imagem: rafapress / Shutterstock.com

O Pix automático virá para ampliar as possibilidades de uso já existentes nessa ferramenta. Ele permitirá o agendamento de pagamentos rotineiros para um determinado período. O usuário poderá, por exemplo, programar a quitação de uma determinada conta para uma data específica, por um mês, um ano, ou pelo período que desejar.

Veja também:

Cartão Ultravioleta do Nubank te dá vantagens nas compras de Natal

O serviço, portanto, será uma espécie de débito automático, mas o envio do dinheiro só poderá acontecer para pessoas jurídicas, com CNPJs ativos. Porém, os usuários precisarão esperar um pouco mais para utilizá-lo, já que seu lançamento está previsto apenas para outubro de 2024 e não para janeiro do mesmo ano.

Quais são as expectativas para a nova funcionalidade?

Assim, de acordo com Carlos Eduardo Brandt, chefe da Gerência de Gestão e Operação do Pix, “a expectativa é que essa modalidade seja bastante utilizada”, disse ao Jornal Nacional da TV Globo. Trata-se, portanto, de uma solução de baixo custo que visa atender o maior número de clientes.

Quanto às empresas, Essas terão a obrigação de oferecer gratuitamente o serviço do Pix automático, conforme determinação do Banco Central. Contudo, poderão se beneficiar também da redução nos custos de cobrança hoje pagos às instituições financeiras.

Além disso, existe a expectativa de que o Pix automático reduza também a inadimplência. Entre os demais benefícios, estão a possibilidade de cancelamento da operação a qualquer momento e de forma gratuita, por exemplo.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com