Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, é melhor fazer o pagamento no crédito ou no débito?

Na hora de comprar, é comum surgir a dúvida sobre a forma de pagamento entre crédito ou débito. Veja o que pode ser levado em consideração!

Se a dúvida entre pagar com cartão de crédito ou débito paira sobre a sua cabeça, saiba que você não está sozinho. São duas as opções mais comuns ao realizar uma transação financeira e, embora pareçam semelhantes, possuem especificidades que podem influenciar significativamente a sua saúde financeira. 

O pagamento com cartão de débito é uma transação mais simples e direta. Ele está ligado à sua conta corrente ou poupança e, para realizar uma compra, é preciso que você tenha saldo disponível.

O cartão de crédito, por sua vez, operacionaliza um crédito fornecido pelo banco com base no seu histórico financeiro. Ao realizar uma compra, o valor não é descontado imediatamente da sua conta, mas sim acumulado em uma fatura a ser paga em uma data futura.

Crédito 0u Débito: qual a melhor opção?

Segundo analistas, a maneira de pagamento ideal, entre crédito ou débito, depende do valor da compra ou serviço. Para compras abaixo de R$50, o débito é a opção mais segura. Optando por essa modalidade, o valor será debitado instantaneamente de sua conta, sem risco de entrar no vermelho. 

Contudo, para compras acima de R$50, analistas recomendam o crédito. Dessa maneira, o consumidor usa o débito somente quando a fatura chega, evitando que o saldo de sua conta fique baixo no momento da transação.

Veja também:

Como identificar juros abusivos

Ainda assim, a resposta sobre a dúvida entre crédito ou débito pode variar dependendo de várias circunstâncias, como o planejamento financeiro, o valor da compra, a possibilidade de parcelamento, entre outros aspectos.

Dicas de compras com cartão de crédito e débito
Imagem: ViDI Studio / shutterstock.com

Uso consciente do cartão de crédito 

O cartão de crédito pode atuar tanto como um aliado quanto como um vilão, tudo depende do modo como o consumidor faz o uso. Sendo assim, a organização financeira é fundamental para evitar a inadimplência.

No momento da compra, é crucial lembrar que o valor gasto no cartão será cobrado no fechamento da fatura. Por isso, só realize despesas que estão dentro do seu orçamento para aquele mês. 

Por fim, é comum muitas pessoas pagarem somente o valor mínimo da fatura do cartão, uma atitude perigosa. Dessa forma, os consumidores devem evitar essa prática, sendo recomendada apenas em situações de urgência onde não é possível quitar o valor total. 

Imagem: ViDI Studio / shutterstock.com