Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Funcionários de banco fazem paralisação; clientes foram impactados?

Funcionários do Banco Itaú fazem paralisação após banco anunciar a terceirização de mais uma área de atendimentos. Entenda.

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, juntamente com funcionários, paralisou o Centro Tecnológico do Banco Itaú na último dia 18. A paralisação é uma forma de protesto em resposta ao processo de terceirização e às ameaças de desligamento que afetariam várias áreas de atendimento.

Atualmente, cerca de 200 bancários da Central de Gerentes correm o risco de receber demissões, uma vez que o Banco anunciou a extinção da área. O Itaú afirmou que colocou os funcionários em processo de realocação, com um prazo de 60 dias para buscarem novas vagas.

Terceirização em massa

Ainda na última semana, na segunda-feira (16), outra área iniciou seu processo de terceirização, o que levou à demissão de 36 funcionários da Superintendência de Operações de Órgãos Legais, dessa vez, sem possibilidade de realocação.

Assim, o diretor do Sindicato e bancário do Itaú, Edegar Faria, anunciou que as paralisações não vão cessar e que os funcionários não concordam com a terceirização. Além disso, eles querem uma negociação séria sobre as realocações, afirmando: “pais e mães de família estão sendo tratados como números”.

Paralisação dos funcionários do Banco Itaú 

O Banco Itaú anunciou, em 4 de agosto, a terceirização da Gerência de Atendimento a Clientes (GAC). Ainda no início de agosto, no dia 8, realizou-se uma reunião entre o Sindicato e o Itaú para chegar a um acordo sobre a terceirização. O banco prometeu analisar todas as possibilidades de manter esses trabalhadores dentro da instituição.

Veja também:

Influenciadora fatura R$ 3 milhões exibindo as axilas com pelos; saiba mais

Nesse sentido, o Sindicato apresentou duas propostas: a primeira diz que o prazo seria estendido por mais 30 dias, caso 80% dos bancários não fossem realocados ao final de 2 meses. A segunda proposta seria a divulgação da área de destino e feedback trimestral durante 12 meses, com o objetivo de averiguar se eles continuam empregados e como está ocorrendo a adaptação na nova área.

Imagem: FOTOGRIN / shutterstock.com