Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Funcionários do Banco Central podem entrar em greve nos próximos dias; entenda o motivo

Greve no Banco Central pode impactar o PIX e o Drex. Descubra quais são as reivindicações dos servidores da autarquia

Servidores não descartam entrar em greve no Banco Central. Desde julho deste ano, os servidores estão realizando uma operação-padrão, com o objetivo de desacelerar as atividades dos funcionários. Por isso, a autarquia adiou a divulgação de diversos indicadores econômicos que aconteceriam esta semana.

No ano passado, já houve greve dos servidores do Banco Central em duas ocasiões distintas. Esse ano, a paralisação das atividades pode acontecer a partir da segunda quinzena de novembro. Hoje (27), os representantes do sindicato da categoria vão se reunir com o presidente do BC para tratar do assunto.

De acordo com o líder do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), o início da terceira fase da operação-padrão dos servidores vai começar no dia 1º de novembro. Mesma data em que o Comitê de Política Monetária (Copom) vai anunciar os resultados da sua última reunião.

Veja também:

Que dia de novembro a primeira parcela do 13º salário será pago?

Para evitar greve, Banco Central deve reestruturar a carreira dos funcionários

Os servidores ameaçam entrar em greve se o Banco Central não concordar com as suas reivindicações. Elas envolvem tanto uma reestruturação da carreira dos funcionários que trabalham na autarquia como os pagamentos que eles recebem. Dessa forma, os pedidos que eles fazem são:

  • Reestruturação das carreiras do órgão;
  • Criação de um bônus de produtividade similar ao que os servidores da Receita Federal recebem;
  • Equiparação entre o pagamento dos servidores e dos procuradores do Banco Central. Já que os honorários advocatícios dos segundos deixam os seus salários maiores.
Imagem: Jo Galvao / Shutterstock.com

Atrasos na implementação de novas tecnologias

Os representantes sindicais alertam que uma greve no Banco Central pode atrasar a implementação dos novos serviços tecnológicos que a autarquia está desenvolvendo. Assim, entre os principais atingidos estão o Drex (versão digital do real brasileiro) e o Pix Parcelado, nova função do sistema de pagamento que deve chegar ao mercado nos próximos meses. 

Imagem: Jo Galvao / Shutterstock.com