Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Funcionários do Correios entram na Justiça por falta de reajuste na aposentadoria; entenda

Funcionários do Correios entraram na Justiça em busca de seus direitos de reajuste em relação à aposentadoria. Entenda a situação.

Os Correios são uma instituição essencial no Brasil, responsável por conectar pessoas e empresas em todo o território nacional. No entanto, os funcionários dos Correios enfrentam um desafio preocupante em relação ao seu sistema de aposentadoria. 

A Associação dos Profissionais dos Correios (Adcap) tomou uma importante medida ao entrar com uma ação judicial contra o Postalis, o fundo de previdência complementar dos funcionários, buscando o ressarcimento pelas perdas acumuladas ao longo dos anos.

Aposentadoria em risco: déficit bilionário no sistema preocupa funcionários dos Correios

De acordo com a Adcap, o sistema de aposentadoria dos Correios não recebeu ajustes desde 2016, o que resultou em um déficit alarmante de aproximadamente R$ 12 bilhões. 

A ação movida pela associação busca responsabilizar os agentes públicos envolvidos nessas perdas, incluindo o Postalis, os Correios, a Sest (Secretaria do Ministério da Fazenda que coordena as estatais) e a Previc (órgão do Ministério da Previdência responsável pela fiscalização das entidades de previdência complementar).

A falta de reequilíbrio do plano de previdência complementar ao longo dos últimos anos, preocupa os funcionários dos Correios. Segundo Roberval Borges Correia, presidente da Adcap, o ajuste necessário para evitar o agravamento do déficit não ocorreu entre 2016 e 2020. 

Embora tenha sido aprovado um programa de recuperação em 2020, sua implementação está prevista somente para 2023. Essa demora tem gerado incertezas e agravado ainda mais o rombo do fundo.

Demora na liberação do plano compromete aposentadoria dos funcionários

A situação é ainda mais preocupante devido à falta de conclusão do processo de liberação do plano de equacionamento do déficit. Esse processo envolve a aprovação do Postalis, dos Correios, da Sest e da Previc, mas até o momento, não foi finalizado dentro do prazo estabelecido.

 Essa demora tem contribuído para o aumento do déficit do fundo, acarretando a possibilidade de novas contribuições dos beneficiários.

Até o momento, a Sest e a Previc não responderam às solicitações de posicionamento. A expectativa é de que a Justiça avalie a ação movida pela Adcap e que medidas sejam tomadas para garantir a segurança e a justiça na aposentadoria dos funcionários dos Correios. 

Imagem: SERGIO V S RANGEL / Shutterstock.com