Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Funcionários processam Twitter após aviso de demissões em massa

A chegada de Elon Musk ao Twitter tem movimentado os bastidores da rede social. Dessa vez, funcionários processam a empresa após aviso de demissão em massa. Segundo comunicado enviado à equipe na noite da quinta-feira (3), Musk daria início às demissões na manhã desta sexta-feira (4).

Os funcionários iriam receber até às 13h, pelo horário de Brasília, um novo informativo sobre o status de seu emprego. Em ação coletiva na justiça, os funcionários alegam que as demissões violam a lei trabalhista.

Twitter de Elon Musk informa funcionários sobre possíveis demissões

Desde que assumiu o Twitter na semana passada, Musk realizou demissões importantes de executivos da empresa. Antes do comunicado enviado aos e-mails dos funcionários, notícias de que o novo dono da rede social planejava demitir metade da equipe circulavam na internet.

De acordo com informações da CNN, o e-mail recebido pelos funcionários afirmava que uma nova notificação comunicaria sobre a saída ou permanência do colaborador:

“Se o seu emprego não for afetado, você receberá uma notificação por meio do seu e-mail do Twitter”, dizia a mensagem. “Se o seu emprego for afetado, você receberá uma notificação com as próximas etapas por meio de seu e-mail pessoal”, completava o comunicado.

Ainda segundo o informativo, para garantir a segurança dos funcionários e de todo o sistema do Twitter, os escritórios da empresa estarão fechados temporariamente. Sendo assim, o acesso com o crachá ficará suspenso. A mensagem acrescenta que essa será “uma experiência incrivelmente desafiadora” para toda a equipe.

Funcionários movem ação coletiva 

Após recebimento do comunicado, ainda na quinta-feira os funcionários do Twitter moveram uma ação coletiva alegando que a empresa estaria violando a Lei Federal de Notificação de Ajuste e Retreinamento do Trabalhador.

De acordo com a legislação, o empregador que possui mais de 100 funcionários deve fornecer ao empregado um aviso prévio de 60 dias antes de uma demissão que tire o emprego de 50 ou mais funcionários de um único local.

Antes da aquisição de Elon Musk, o Twitter contava com um total de 7.500 funcionários. Em um período de uma semana, as demissões, que começaram nos altos cargos executivos, devem começar a atingir outros setores nos próximos dias.

Imagem: Getty Images