Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fundos Imobiliários: 8 dicas para avaliar antes de investir

Confira 8 itens que devem ser levados em consideração ao se investir em fundos imobiliários.

Os Fundos Imobiliários (FIIs) são acessíveis, pouco burocráticos e possuem um bom potencial de ganhos para os investidores. Por isso, esse é um ótimo investimento para se ter em carteira. No entanto, antes de investir, é preciso levar em conta que os papéis escolhidos precisam de uma boa gestão, bem como estar alinhados com os objetivos do investidor. Sendo assim, confira as 8 dicas para avaliar antes de investir.

Fundos Imobiliários: 8 dicas para avaliar antes de investir

Veja abaixo, as 8 dicas que você precisa saber antes de começar a investir em FIIs:

  1. Tipo de fundo: O primeiro passo é ver o tipo de fundo em que se deseja investir. Afinal, cada fundo possui um nível de rentabilidade e de risco para o investidor.
  2. Qualidade dos ativos: Se a rentabilidade do fundo depende de aluguel de imóveis, é preciso saber a qualidade dos ativos. Dessa forma, avalie se o fundo escolhido investe em que tipo de empreendimento e onde esses imóveis estão localizados. Também é importante saber se o valor cobrado por metro quadrado é compatível com o valor de mercado.
  3. Quantidade de ativos: Quanto mais diversificado for o FIIs, melhor para o investidor. É dito isso, pois o gestor vai ter mais opções de mudar os recursos conforme o desempenho.
  4. Dividend Yeld: Essa ferramenta ajuda a avaliar o desempenho do fundo no pagamento de proventos aos cotistas, e pode ser sinal de uma ótima gestão dos recursos.
  5. Frequência de pagamentos de dividendos: Outro fator importante dentro das 8 dicas a se avaliar são os dividendos. Eles são parte do lucro líquido conseguido pelo fundo, que são divididos para os acionistas. Um fundo que distribui os dividendos com regularidade é um fundo saudável financeiramente.
  6. Preço da cota / valor patrimonial: A divisão do preço da cota pelo valor do patrimonial do fundo é um meio de compreender se a cota está supervalorizada no mercado.
  7. Taxa de vacância: Essa taxa ajuda a avaliar a proporção entre a área não locada de um empreendimento pela área total disponível para locação. Para calcular essa taxa, é necessário multiplicar a quantidade de imóveis desocupados pela porcentagem total, e dividir pela quantidade total.
  8. Cap Rate: Este termo é um indicador usado para medir a rentabilidade dos ativos que compõem o fundo. 

Como saber se um fundo imobiliário vale a pena?

Antes de mais nada, é preciso citar que, assim como outros investimentos, não há um tempo certo para investir em FIIs. Dessa forma, é preciso estar preparado para qualquer tipo de perda, caso deseje aumentar os rendimentos. 

Apesar das 8 dicas a se avaliar antes de investir, é importante ressaltar que elas não são uma fórmula 100% eficaz de garantia de lucro. É dito isso, pois os ativos estão sujeitos à volatilidade e demais fatores macroeconômicos. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Tinnakorn jorruang / Shutterstock.com