Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Geração de emprego: livraria famosa abrirá nova unidade

De acordo com a Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2022-2026, o Brasil terá aumento no consumo de livros dentro desse período. O país deve alcançar uma taxa de crescimento de 2,5% ao ano, sendo que no mundo o crescimento é projetado em 1,2%.

O levantamento mostra ainda que a venda de livros eletrônicos (e-books) cresceu nos anos anteriores devido à pandemia, mas em 2021 houve uma desaceleração com a reabertura das livrarias.

Aproveitando esse contexto, a rede de livrarias Leitura se prepara para expandir seu empreendimento. Com 99 unidades no país, em junho a marca mineira vai abrir sua centésima loja no interior de São Paulo. Porém, a grande novidade está prevista para 2024, quando a Leitura planeja abrir uma mega loja, na capital paulista.

Falência de uma livraria, expansão dos negócios de outra

Sendo a grande rival do setor, a livraria Cultura, que opera na cidade de São Paulo em um espaço de quatro mil metros quadrados, não está em dia com sua saúde financeira. Em 2018, ela pediu recuperação judicial. Em 9 de fevereiro de 2023, a Justiça decretou a falência da livraria, mas logo no dia 16 do mesmo mês, a empresa conseguiu a suspensão do decreto e agora trabalha para se recuperar. 

De olho neste cenário, a livraria Leitura espera ocupar um possível espaço deixado pela concorrente. No entanto, Marcus Teles, dono da rede, afirma que o local ocupado pela rival é grande demais e ela ainda está em funcionamento.

“A Leitura está planejando abrir uma mega até o ano que vem em São Paulo, com cerca de mil metros ou um pouco mais. Caso a Cultura saia e o dono do imóvel divida o ponto, eu acho que faria sentido. Mas não temos interesse em uma loja de 4 mil metros quadrados, como é hoje. Acho que não é viável. É linda, mas maior do que o mercado pode suportar”, aponta Teles.

Leitura cresce também no mercado eletrônico

A livraria Leitura é a líder no mercado, com 30 lojas com mais de mil metros, a maioria em Minas Gerais. Antes da mega loja, a rede vai abrir mais sete unidades, sendo a próxima no mês de junho, chegando assim, a 100.

Além do crescimento físico, a Leitura tem bom desempenho no mercado digital. Segundo Teles, a livraria no meio eletrônico se tornou  “a maior loja” da rede, chegando perto de grandes marcas na venda de livros, como Lojas Americanas e Amazon.

Imagem: Zamrznuti tonovi / shutterstock.com