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Gigante chinesa chega ao Brasil para tornar competição mais acirrada no e-commerce

Um gigante e-commerce chinês está se preparando para desembarcar no Brasil anda neste semestre. Saiba mais informações!

A competição no e-commerce das varejistas do Brasil alcancará um novo patamar ainda neste semestre com a chegada do Temu. Trata-se de um marketplace da gigante chinesa Pinduoduo (PDD Holdings). A empresa é famosa por suas operações nos Estados Unidos, onde trouxe um grande volume de tráfego aéreo para a entrega de seus produtos.

Dessa forma, com uma grande variedade de produtos e preços bastante competitivos, a plataforma tem faturado, apenas nos EUA, o dobro das receitas das rivais Shein e Shopee. Continue a leitura para mais informações!

Temu chegará ao Brasil e acirrará competição no e-commerce

imagem de um teclado de computador com uma miniatura de carrinho de compras representando e-commerce.
Imagem: Maxx-Studio / Shutterstock.com

Vale ressaltar que o e-commerce chinês no Brasil não é somente uma versão online de locais de comércio popular como as ruas de São Paulo, como a 25 de Março e o Brás. Sendo assim, a Temu vem para surpreender e marcar presença de uma maneira bastante diferente.

Considerada uma plataforma de moda, a Shein possui uma gama bastante extensa, contemplando mais de 30 grandes categorias de produtos. Com um posicionamento diferenciado, a empresa não pretende apenas conectar potenciais clientes diretamente aos fabricantes chineses.

Proposta de valor da Temu

Yan Di, fundador e CEO da Ablelive, destacou em uma postagem no LinkedIn em 2023 que o e-commerce vai além de apenas oferecer produtos com bom custo benefício e vantagens como fretes grátis e descontos.

Ele enfatiza também a compreensão do PDD sobre os hábitos dos consumidores. Ainda, destaca também o controle da cadeia de abastecimento e o uso do marketing estão entre os melhores do mundo.

Ademais, a intenção da empresa ao chegar no Brasil é criar uma tendência no varejo online, como por exemplo, a live/short video commerce, e um mercado horizontal. Para isso, a empresa planeja controlar grande parte da cadeia de fornecimento e da lista de fornecedores

Representa uma ameaça?

De acordo com a XP, a Temu representa um risco bastante baixo para os varejistas brasileiros de vestuário em comparação com a Shein. No entanto, pode representar sim um risco para o cenário competitivo das plataformas de e-commerce, principalmente por causa da estratégia de preços agressiva.

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Já para Yan Di, a maioria dos marketplaces brasileiros vendem produtos direta ou indiretamente importados da China. Ele ainda reforça que, em um mercado extremamente sensível ao preço como o Brasil, o mais importante para o e-commerce é ter um controle sobre a fonte dos produtos.

Imagem: Maxx-Studio / Shutterstock.com