Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fim do saque-aniversário do FGTS é estudado pelo Ministério do Trabalho

Explore o impacto da possível extinção do Saque-Aniversário do FGTS, que pode afetar 7,2 milhões de trabalhadores. Movimento pode mudar tudo!

Para surpresa de boa parte da população brasileira, o Ministério do Trabalho estuda a possibilidade de acabar com o saque-aniversário do FGTS. A saber, tal medida pode afetar milhões de trabalhadores brasileiros.

Neste artigo, exploramos os detalhes dessa proposta e seu potencial impacto na vida financeira dos trabalhadores. Confira todos os detalhes a seguir e fique por dentro deste polêmico assunto!

Como funciona o saque-aniversário do FGTS?

Imagem de um celular com a tela no aplicativo do FGTS e notas de R$50 e R$100. Acima, a palavra Saque-Aniversário.
Imagem: Etalbr / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Em resumo, o saque-aniversário permite que o trabalhador retire parte do saldo do FGTS uma vez por ano, sempre no mês de seu aniversário. Essa opção difere do saque tradicional, que só fica disponível em situações específicas, como demissão sem justa causa ou aposentadoria.

No entanto, ao aderir a essa modalidade, que tem se tornado popular no país, o trabalhador abre mão da possibilidade de sacar o saldo total em caso de demissão sem justa causa.

Alternativas em debate e possíveis impactos

Diante da possível extinção do saque-aniversário, o Ministério do Trabalho avalia alternativas, como a ampliação do empréstimo consignado para trabalhadores de empresas privadas por meio do FGTS Digital. Outra proposta em análise é a disponibilização do crédito consignado na folha de pagamento.

No entanto, essas alternativas geram debates sobre os potenciais prejuízos para os trabalhadores, especialmente no que diz respeito ao aumento da renda disponível para consumo e investimento.

Críticas e reflexões sobre a proposta do fim do saque-aniversário do FGTS

A possível extinção do saque-aniversário do FGTS tem sido alvo de críticas por parte de especialistas em economia, defensores dos direitos trabalhistas e parlamentares. A saber, argumenta-se que essa modalidade representa uma importante fonte de incremento na renda dos trabalhadores. Isso considerando o rendimento do FGTS em comparação com outras opções de investimento.

Veja também:

INSS pretende substituir perícia por atestado online até abril

Ainda em discussão está a forma como essa medida terá encaminhamento ao Legislativo, seja como medida provisória ou projeto de lei.

Imagem: Etalbr / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital