Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Globo é alvo de graves denúncias e funcionários quebram o silêncio

O Sindicato de Trabalhadores de Rádio e TV realizou denúncias de procedimentos da Globo com seus funcionários. Entenda!

Na última segunda-feira (13), a página Radialistas RJ publicou um vídeo da manifestação do Sindicato dos Trabalhadores em Rádio e TV do Rio de Janeiro. Assim, o protesto ocorreu em frente à sede da TV Globo, no Jardim Botânico, e a postagem trazia denúncias sobre procedimentos da emissora com seus funcionários. 

Hoje, 14, o sindicato se reuniu em frente ao Projac, localizado em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. Alguns dos casos mencionados se referem a planos de saúde e demissões dentro da emissora. Além disso, no início deste ano, quando a TV Globo realizou uma demissão em massa, outro sindicato se manifestou sobre o assunto. 

Sindicato realiza denúncias contra a Globo

Faixada da TV Globo no Rio de Janeiro
Antonio Salaverry / Shutterstock.com

A postagem dos Radialistas RJ mostra o presidente do sindicato, Leonel Querino, com um microfone em frente à sede da Globo. No vídeo, Querino diz que a política de gestão da empresa tem como base enganar os trabalhadores. 

Veja também:

Volume de Serviços apresenta queda em setembro

Ademais, ele também zomba da emissora, dizendo que logo mais eles vão precisar do sindicato para saber de direitos básicos do trabalhador.

“Daqui a pouco, a TV Globo vai virar para o seu funcionário e dizer assim (…) ‘ah que o sindicato não informou que eu tenho que pagar décimo terceiro'”

Leonel Querino, presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Rádio e TV. 

Principais denúncias de funcionários 

Na legenda da publicação, há outras informações com base em denúncias de funcionários e ex-funcionários da Globo. As situações mencionadas envolvem redução do plano de saúde, novas funções para os trabalhadores, falta de pagamento por hora extra trabalhada e dispensa de quem está perto de se aposentar ou de quem está doente. 

Da mesma forma, informaram que a justificativa da Globo para os baixos salários é o alto pagamento do PLR, taxa sobre direitos intelectuais. Ainda, denunciam a falsa meritocracia da emissora, visto que somente “meia dúzia de puxa sacos são valorizados”. 

Onda de demissões e outras denúncias

Em abril deste ano, a Globo realizou uma série de demissões, o que gerou uma denúncia do Sindicato de Jornalistas do RJ ao Ministério Público do Trabalho (MPT). Nessa onda, 22 funcionários receberam dispensa da emissora, entre eles repórteres, produtores, editores e radialistas. 

Antes do início das demissões, a empresa informou que as demissões seriam parte de um processo de ajuste, de forma pontual. No entanto, de acordo com o sindicato em nota, a demissão ocorreu de forma abrupta. 

Imagem: Divulgação/Rede Globo