Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Globo tem receita de mais de R$ 15 bilhões em 2023

Os lucros do Grupo Globo voltaram a apresentar melhoras em 2023, com uma receita estimada em R$ 15,16 bilhões. Saiba mais!

Em queda desde o início da pandemia, os lucros do Grupo Globo voltaram a apresentar melhoras em 2023, com uma receita estimada em R$ 15,16 bilhões. Paulo Marinho, atual diretor-presidente da Globo, afirmou ao Valor Econômico que o grupo está bem capitalizado e conta com um caixa de cerca de R$ 14,2 bilhões.

De acordo com Marinho, a empresa investe R$ 5 bilhões anualmente em conteúdo e tecnologia, com intuito de consolidar o conglomerado como uma “mediatech”, isto é, integração entre mídia e tecnologia. Assim, entre os 13 mil funcionários da Globo, cerca de 5 mil trabalham com iniciativas digitais e produção e distribuição de conteúdo.

Serviço de streaming

Dessa forma, atualmente, um dos principais destaques do Grupo Globo, segundo o diretor, é o serviço de streaming da empresa, o Globoplay. O serviço, além de concentrar todo o conteúdo de vídeo sob demanda e por assinatura, ainda oferece a programação da TV Globo, com transmissão 100% digital gratuita em todo o território nacional, e os canais pagos.

Assim, dos aproximadamente 60 milhões de aparelhos de TV conectados à internet no Brasil, estima-se que 36 milhões contam com a Globo ID, uma conta única de acesso que permite alternar entre o sinal aberto e a programação web.

Logo da Rede Globo em fundo degradê nas cores azul, roxo e rosa, criado antes de atriz finalizar contrato
Imagem: Reprodução/Rede Globo

Crescimento do Grupo Globo

Enfim, para este ano, o Grupo Globo planeja realizar cerca de 110 produções próprias. O que corresponde a um aumento significativo em relação às 98 produções de 2022 e 107 de 2023. Cada vez mais popular, as novelas da Globo têm um público de quase 170 milhões de pessoas por ano.

Em 2023, o tempo de tela do público (TV aberta, canal pago e Globoplay) foi de 6,1 trilhões de minutos. Assim, o número corresponde ao dobro da soma do que é obtido por YouTube e Netflix, juntos, segundo dados da Kantar Ibope Media.

Veja também:

Serasa não paga indenização: entenda o que está por trás dos anúncios falsos

Além disso, o grupo investiu R$ 207 milhões nos Estúdios Globo e aumentou para 13 o número de locais de gravação. Por fim, Marinho afirmou que a emissora planeja aderir à TV 3.0, novo padrão de TV digital que irá integrar a “TV e o universo digital”.

Imagem: Reprodução/Rede Globo