Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Serasa não paga indenização: entenda o que está por trás dos anúncios falsos

Alerta para usuários: Falsos anúncios de indenização da Serasa circulam nas redes sociais. Informe-se e evite cair em golpes!

Na era da informação, todos têm acesso a grandes quantidades de dados 24 horas por dia. Entretanto, nem sempre a informação que recebemos é verdadeira. No Brasil, mais de 5 mil anúncios falsos circulam nas redes sociais, enganando usuários com a promessa de uma suposta indenização da Serasa.

A publicidade enganosa usa um falso vazamento de dados para atrair vítimas, alegando que a Serasa deve pagar R$ 30 mil a cada usuário afetado.

Contudo, de acordo com o E-Investidor, o Instituto Sigilo — Instituto Brasileiro de Defesa da Proteção de Dados Pessoais, Compliance e Segurança da Informação — informa que, embora exista uma ação civil pública contra a Serasa, a empresa ainda não teve condenação.

Serasa e a ação judicial em andamento: o que significa?

Celular com a logo da Serasa na tela
Imagem: Alison Nunes Calazans / shutterstock.com

A ação civil pública ainda está em andamento. O processo iniciado pelo Instituto Sigilo e apoiado pelo Ministério Público Federal (MPF) está na etapa de Instrução Probatória. Essa fase consiste em reunir provas para avaliar a extensão de um suposto vazamento de dados pela Serasa.

No entanto, ainda é preciso aguardar a decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) e as possíveis apelações em mais duas instâncias judiciais.

Anúncios enganosos

Os falsos anúncios ludibriam os usuários com falsas promessas, atraindo-os com um link patrocinado que os direciona para um site falso. Nele, as vítimas recebem incentivo para divulgar informações pessoais e pagar uma taxa para liberar os supostos valores da indenização.

Apesar disso, não existe nenhuma determinação judicial para o pagamento de indenizações por parte da Serasa.

O Instituto Sigilo afirmou não ter qualquer relação com as postagens que sugerem que a Serasa já foi condenada. Eles afirmam categoricamente: “O Sigilo repudia os cerca de 5.400 anúncios nas redes sociais que apresentam indícios de tentativa de golpes.”

Fontes confiáveis e informações verdadeiras

Nesse mar de desinformação, é indispensável saber discernir entre informações verdadeiras e falsas. A única campanha oficial do Instituto Sigilo é a coleta de assinaturas para uma petição popular, a qual será acrescentada ao processo em tramitação na Justiça.

Além disso, a Serasa afirmou que não houve qualquer vazamento de dados de cartão de crédito e débito de seus consumidores, assegurando que só utiliza informações pessoais quando tem uma base legal para tal.

Veja também:

INSS: confira como irá funcionar a teleperícia

No final das contas, golpes como esses só destacam a importância de buscar informações em fontes confiáveis e estar sempre atento às promessas que parecem boas demais para serem verdade.

Imagem: Alison Nunes Calazans / shutterstock.com