Golpe da herança é revelado; veja como se proteger
Conheça o Golpe da Herança. Saiba como os criminosos agem e o que é necessário fazer para não se tornar uma das vítimas.
Os criminosos estão cada vez mais criativos na hora de tentar enganar as suas vítimas, portanto, é necessário redobrar a atenção com contatos desconhecidos. Uma das táticas que os bandidos usam é o “golpe da herança”.
Apesar de usarem narrativas diferentes, os objetivos dos golpes são sempre os mesmos: conquistar a confiança da vítima para ter acesso ao seu dinheiro ou informações pessoais. Geralmente, a pessoa acaba fazendo transferências para os bandidos e só percebe o golpe quando não recebe nada em troca.
O golpe da herança funciona dessa forma: um criminoso entra em contato se dizendo advogado e afirma que a vítima é a única herdeira de um parente distante. Assim, para receber o valor, é necessário fazer o pagamento de taxas e impostos.
Como o golpe da herança funciona?

Nesse caso, a vítima fica tentada pelo valor da suposta herança, e acaba fazendo os pagamentos ao “advogado”. Entretanto, o dinheiro fica com os criminosos, que voltam a entrar em contato alegando problemas com a liberação e pedindo mais uma quantia.
Veja também: Conheça os 4 tipos de serviço de consulta de CNPJ na Serasa
Mesmo fazendo todos os pagamentos, a vítima nunca receberá a suposta herança. Além disso, quanto mais tempo demorar para denunciar o crime, menores são as chances de conseguir o dinheiro de volta.
Como se proteger?
Tanto no caso do golpe da herança como em outras situações, as pessoas precisam tomar alguns cuidados antes de fazer qualquer transferência:
- Sempre desconfie de contatos alegando que recebeu prêmios, doações e heranças das quais não tenha conhecimento;
- Não passe dados pessoais para desconhecidos;
- Confira a identidade do suposto advogado que entrou em contato;
- Não faça nenhum pagamento sem antes conferir a legitimidade da herança ou da operação;
- Em caso de pedido de pagamento de taxas, desconfie imediatamente;
- Se tiver suspeita de um crime, entre em contato com a polícia.
Por fim, é importante ter atenção com documentos falsos. No golpe da herança, é comum que os criminosos apresentem esse tipo de material para corroborar a sua história.
Imagem: fizkes/shutterstock.com