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‘Golpe da mão fantasma’ pode gerar prejuízos em sua conta

Um novo golpe está preocupando os brasileiros. Saiba como o ‘golpe da mão fantasma’ é aplicado e entenda como se prevenir.

Os ambientes virtuais oferecem riscos cotidianos aos usuários. Cada vez mais golpes são elaborados de maneira a passar credibilidade às vítimas e levá-las a um prejuízo financeiro. Diante disso, o Banco Santander fez um alerta sobre o ‘golpe da mão fantasma’.

O golpe é assim chamado porque o criminoso consegue ter acesso remoto e simultâneo ao celular de sua vítima. Portanto, é como se houvesse uma mão fantasma usando o dispositivo. Mas afinal, será que essa mão fantasma consegue digitar senhas para conseguir acesso ao Internet Banking?

Outra dúvida que esse golpe pode nos trazer é como, afinal, os golpistas conseguem esse acesso remoto ao telefone da vítima. Entenda sobre esses detalhes a seguir. 

Como os golpistas conseguem usar o celular da vítima remotamente?

Antes de mais nada, esses golpistas, que também podem ser chamados de cibercriminosos, entram em contato com as vítimas por SMS, mensagens no e-mail ou no WhatsApp. A mensagem instrui o receptor, que será a vítima, a clicar em um link.

Para convencer a pessoa a clicar no link, o cibercriminoso afirma que é um atendente da instituição financeira da pessoa e avisa que o aplicativo de seu banco precisa passar por uma atualização. Ao clicar no link, automaticamente o dispositivo é hackeado.

Com apenas um clique, então, os criminosos conseguem acessar o celular da vítima. Assim, é possível acessar as configurações, a galeria, as redes sociais, e claro, os aplicativos de banco, que é o alvo dos golpistas. 

Se essa vítima tiver a senha anotada, por exemplo, em um bloco de notas, o acesso ao Internet Banking fica ainda mais fácil. Além disso, pelo acesso remoto, os golpistas conseguem observar quando a vítima digita suas senhas. 

Então, de todo modo, esse golpe expõe a vítima a prejuízos financeiros. Com isso, os cibercriminosos podem, por exemplo, solicitar empréstimos em nome da vítima, fazer transferência Pix, etc. 

Como se proteger do golpe da mão fantasma?

Em geral, as instituições financeiras dificilmente entram em contato por meio de e-mail ou WhatsApp. As notificações sobre a atualização do aplicativo, por exemplo, chegam pelo próprio aplicativo. 

Portanto, ao receber qualquer mensagem, principalmente aquelas que contém links, tenha certeza que realmente é sua instituição financeira entrando em contato. Outro ponto que vale a pena destacar é que os bancos jamais solicitam senhas. 

Quando suspeitar de algum e-mail, por exemplo, verifique o endereço, pois eles jamais são @gmail, @hotmail, etc. Outra coisa importante para se proteger desse e de outros golpes virtuais é a autenticação em dois fatores no aplicativo do banco. 

Imagem: Grustock / Shutterstock.com