Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpe do 0800 faz mulher perder R$ 32 MIL; veja como não ser uma vítima

O golpe do 0800 está fazendo diversas vítimas no país, sendo que uma delas perdeu mais de R$ 30 mil. Saiba mais!

Os golpes financeiros estão fazendo cada vez mais vítimas no Brasil inteiro. Uma dessas fraudes é a do 0800, em que os criminosos utilizam técnicas para enganar as pessoas. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) chegou a emitir um alerta na última semana em relação a esse tipo de crime.

Uma das vítimas, por exemplo, chegou a perder R$ 32 mil. Uma mensagem de celular foi a responsável por causar todo o problema. Entenda o que aconteceu e veja mais informações sobre esse assunto a seguir.

Vítima perde R$ 32 mil com golpe do 0800

Mulher com a expressão de estar em choque ao ver algo no celular.
Imagem: fizkes / shutterstock.com

Uma mulher de 32 anos e moradora de Porto Alegre (RS) teve um grande prejuízo ao receber uma mensagem. O texto a notificava sobre uma compra no valor de R$ 897,13 e um número de telefone com o início 0800 para entrar em contato caso a vítima não reconhecesse a compra.

Ao ligar para o telefone indicado, criminosos se passavam por funcionários de uma instituição financeira e pediram a “confirmação” de dados, como o nome de o CPF. Ainda, pediram para abrir o aplicativo do banco e consultar o saldo e os empréstimos disponíveis.

Os golpistas, por fim, pediram para a vítima fazer o “congelamento da conta”. Ou seja, a mulher precisava transferir todo o valor disponível para contas de “gerentes” e, assim, preservar as suas quantias. A vítima ainda repassou os valores de outro banco, entre saldo e empréstimo, totalizando um prejuízo de R$ 32 mil.

Dicas de como se proteger do golpe

Primeiramente, vale destacar que os bancos não enviam números iniciados com 0800 via mensagem de texto ou aplicativos de conversa para confirmar compras. Portanto, não retorne as ligações e entre em contato com a central de atendimento da instituição financeira ou com o seu gerente.

Veja também:

‘Irmão’ do ChatGPT está aplicando golpes e roubando dinheiro; cuidado

Mesmo que os bancos liguem para os clientes para alertar sobre transações suspeitas, eles não pedem informações pessoais ou a realização de transferências via Pix por telefone. Portanto, desconfie sempre que receber esse tipo de orientação. Veja mais informações aqui.

Imagem: fizkes / shutterstock.com