Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpe do brinde: cuidado para não receber um presente de grego

Alerta sobre o golpe do brinde: os criminosos prometem presentes, mas querem algo em troca. Saiba como funciona!

Quando se trata de golpes financeiros, os criminosos não cansam de inovar. Ainda que algumas fraudes estejam batidas e não enganem mais, sempre são elaborados novos e complexos esquemas para enganar os consumidores desavisados.

Um tipo de golpe que vem se tornando cada vez mais frequente é o “golpe do brinde”. Como seu nome já entrega, esse crime, basicamente, consiste em fazer a vítima acreditar que recebeu um presente de alguma empresa ou loja.

O bandido entra em contato, normalmente por um canal virtual, como SMS, e-mail ou até WhatsApp, informando sobre a “premiação” inesperada. Esse brinde pode ser um chocolate, um perfume ou algum outro item aleatório. Para ganhar, no entanto, você precisa passar dados pessoais sensíveis.

Golpe do brinde: entenda o esquema

Esse golpe pode enganar as pessoas porque não é tão óbvio quanto outras fraudes comuns. Nele, normalmente, não se pode a senha do banco ou dados do cartão. O que os golpistas pedem costuma ser nome completo, CPF, RG e uma foto.

No primeiro momento, essas informações parecem não ser comprometedoras. No entanto, com tudo isso em mãos, os criminosos podem aplicar fraudes variadas, como pedir empréstimos no seu nome e até abrir contas bancárias, entre outros crimes envolvendo roubo de identidade.

Em algumas variações da fraude, pode ser que seja solicitada alguma taxa de entrega ou valor prévio para o recebimento do tal brinde. Nessa situação, quem fizer a transferência pedida ainda vai ficar sem o suposto presente.

Como se proteger

Antes de mais nada, saiba que um passo importante é manter seus dados, na medida do possível, em sigilo. Quando for abordado por desconhecidos na internet, não passe informações a seu respeito, mesmo que pareçam “inofensivas”.

Também procure entender a razão do brinde. Você solicitou algo? Esse brinde tem relação com alguma instituição com a qual você está vinculado? Normalmente, essas surpresas inexplicáveis e não solicitadas são armações para roubar vítimas.

Imagem: yamasan0708 / Shutterstock.com